Pipa volta a respirar ares musicais do Fest Bossa & Jazz com início da edição 2022

Atividades socioculturais e shows com artistas renomados marcam retomada do evento. — Foto: Brunno Martins

As ruas da Praia de Pipa-RN foram banhadas por “uma maré de boa música”, com a retomada presencial do Fest Bossa & Jazz. Dando as boas-vindas, já na entrada, uma guitarra gigante recepciona os visitantes e indica a presença do festival, que teve início nessa quinta-feira (18) e segue até domingo (21), com 48 pocket shows, distribuídos em cinco polos noturnos ao longo da Av. Baía dos Golfinhos e três diurnos na Praia do Centro. A programação também oferece, gratuitamente, bate-papo musical, oficinas socioambientais e socioculturais até sábado (20). A edição de Pipa é responsável por abrir o circuito 2022, que depois segue para a esquina do continente – o município de São Miguel do Gostoso-RN, no mês de outubro.

Nas primeiras horas da manhã, crianças, professores e curiosos se misturavam em uma só sintonia: o aprendizado. Em locais diferentes, mas com o mesmo horário de início, duas oficinas conectaram os mais experientes aos aspirantes mirins da música por meio da oficina “Cantando e aprendendo a preservar”, com Daniel Vieira e Marizé, no Santuário Ecológico e, no Educa Pipa, “Oficinas da Ilha” com professores da OSC Ilha de Música. O Fest Bossa & Jazz é ferramenta importante no incentivo, aprimoramento e formação de músicos do Rio Grande do Norte através da oferta de oficinas com foco nos jovens da rede pública de ensino, professores, produtores culturais, cantores, alunos de canto e amantes da música no geral.

Na noite de estreia da edição, nas vielas pipenses, uma junção de sentimentos envolveu os que estavam indo pela primeira vez e gerou boas surpresas aos que acompanham o evento já de outras edições e que estavam saudosos de sua realização. “Venho ao evento desde o início, quando o formato ainda era com palco. E, esse formato descentralizado, de fato, traz um ar diferenciado à Pipa. As pessoas interagem entre si, ficam mais próximas dos artistas, além de beneficiar todo o comércio local. É Pipa sendo Pipa. A organização está de parabéns”, expõe empolgada, a turista de São Paulo/SP, Rosane Kaufmann.

Atividades socioculturais e shows com artistas renomados marcam retomada do evento. — Foto: Brunno Martins

Passaram pelos polos noturnos, Anderson Pessoa Quarteto; Maurício Tavella Quarteto; Clara Zaho; Duo Groove & Khrystal; Daniel Marrom Trio; Choro do Caçuá; Potijazz; Felipe Cazaux; Dasta & The Smokin’ Snakes  e Jow Ferreira Trio. O Duo Groove & Khrystal, inaugurando o Polo Macena, presentearam o público com um repertório repleto de brasilidade como “Feira de Mangaio”, “Pedras que cantam”, “Anunciação”, de Alceu Valença, essa, com ênfase para a participação da plateia formando um só coro, além de “Romã”, composição de Khrystal e Sérgio Groove, dentre outros sucessos. No mesmo polo, Felipe Cazaux deixou sua marca registrada, em um show vibrante com o melhor do blues e rock, acompanhado do guitarrista, Caike Falcão.

No polo Rua do Céu, a estreante Clara Zaho, chamou atenção com Tributo a Cássia Eller, colocando o público em uma vibe saudosa e memorável. Já na Praça do Pescador, a banda Dasta & The Smokin’ Snakes transformou o local em uma verdadeira pista de dança com a energia do rockabilly. No geral, a noite foi marcada por grandes momentos. Quem perdeu o primeiro dia do Festival, pode se programar para o final de semana com garantia de música de alta qualidade.

Para esta sexta (19), apresentação de encerramento das oficinas com os alunos e professores das Oficinas da Ilha, em seguida, cortejo com Bossa & Jazz Street Band e, das 20h às 22h15, shows das seguintes atrações: Daniel Ribeiro Quarteto, Vanessa Moreno, Duo Groove & Khrystal, Rádio Axé, Pedro Índio Negro & Rafael Chaves, Cláudia Beija & Mongiovi Trio, Anderson Pessoa Quarteto, Boca Seca, Dylan Triplett (EUA) e Caike Falcão. A Jam Session da noite acontece no Taipa Brasil.

Atividades socioculturais e shows com artistas renomados marcam retomada do evento. — Foto: Brunno Martins

O sábado (20) vai contar com uma programação ampla. Às 11h, o workshop, “Sons em Movimento – Oficina Vocal”, ministrada pela intérprete e compositora paulistana Vanessa Moreno. E, às 14h, o bate-papo, “A cena musical atual para o jazz e a música instrumental”, mediado pelo produtor Luciano Prates. Vagas limitadas, inscrições gratuitas aqui https://www.festbossajazz.com.br/webapp/index.php/programacao#sab-20-08

Nos shows da tarde de sábado, nomes como Potijazz, Boca Seca, Renato Carvalho Trio, Caike Falcão, Rádio Axé e Clara Zaho, no polos da Orla da Praia do Centro. A noite, Katharina & Bia Gurgel (show Vaca Profana em homenagem a Gal Costa), Amaro Freitas Trio, Renato Carvalho Trio, Zaraquê Trio, Gabriel Selvage convida Ju Santos, Indiana Nomma, Clara Zaho, Felipe Cazaux, Ari Borger Trio, Os Eloquentes e, encerramento com a Jam Session no Manaaki.

No domingo, já em clima de despedida, a agitação acontece toda na Orla da Praia do Centro com apresentações a partir das 14h30, com nomes como Daniel Marrom Trio, Zaraquê Trio, Katharina & Bia Gurgel, Jow Ferreira Trio, Os Eloquentes, Terra do Sal Jazz e, finalizando a edição pipense, Jam Session no Pipa Beach Club. Todos os detalhes com dias, horários, polos e outras informações, você encontra ao alcance de um clique, através do WebApp Fest Bossa & Jazz www.festbossajazz.com.br.

O Fest Bossa & Jazz – Pipa 2022 é apresentado por Coca-Cola e tem o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul com apoios da Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Multimídia Design Studio, AD Telecom, FIERN, SESI, Café Santa Clara, promoção da Band RN e a realização da Juçara Figueiredo Produções.

Transmissão Ao Vivo

Se você não vai ao Fest Bossa & Jazz, o Fest Bossa & Jazz vai até você! O evento vai realizar transmissões ao vivo, simultaneamente por dois canais: canal no YouTube da Band RN https://www.youtube.com/c/BandRNtv e pelo canal do Festival https://www.youtube.com/c/FestBossaJazz, até o dia 21, destacando alguns polos e shows. Confira a agenda: dia 19/08 – Polo Praça do Pescador (20h Vanessa Moreno/21h45 Dylan Triplett); dia 20/08 – Polo Praça do Pescador (20h Amaro Freitas Trio/24h45 Ari Borger Trio) e dia 21/08 – Polo Pipa Beach Club (15h Katharina & Bia Gurgel/ 16h45 Terra do Sal Jazz Band/ 17h30 Jam Session de encerramento).