Fenômeno: Bolsonaro desbanca Lula e bate recorde de acessos simultâneos no PodPah

Pelas redes sociais, o chefe do Executivo comemorou o número de acessos. — Foto: © Reprodução/ Flow Podcast

Por UOL, em Brasília — A entrevista do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Flow Podcast na noite de ontem foi acompanhada ao vivo por mais de 550 mil pessoas e bateu o recorde do ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no PodPah, em dezembro de 2021, vista em tempo real por cerca de 290 mil espectadores.

Além de quebrar o recorde de Lula, o Flow dessa segunda-feira deixou para trás a entrevista de Mano Brown no “Podpah”, que reuniu mais de 330 mil espectadores simultâneos.

Pelas redes sociais, o chefe do Executivo comemorou o número de acessos. “Ultrapassamos a Beonce [sic]. Obrigado a todos”, escreveu Bolsonaro.

Exibida no mesmo horário da live semanal do presidente, numa quinta-feira, a entrevista com Lula no PodPah havia sido a mais assistida em tempo real pela audiência do podcast no YouTube, enquanto a live de Bolsonaro marcava 8.877 visualizações ao vivo.

Mais de cinco horas de entrevista

Em mais de 5 horas de participação no Flow, o presidente repetiu notícias falsas e renovou ataques ao sistema eleitoral. A conversa começou às 19h e, por volta da meia-noite, cinco horas após o início da conversa, a live contabilizava cerca de 420 mil acessos simultâneos.

Candidato à reeleição e em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o presidente também fez imitações de Lula e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa em que o petista concorrerá à Presidência da República.

Bolsonaro ironizou o apoio do ex-tucano a Lula. “O pessoal cansou de PT e PSDB. Olha o Alckmin aí: ‘Lula, Lula'”, disse, referindo-se ao parceiro de chapa do petista. “Eu estou com vergonha. Voltando à cena do crime”, afirmou, recuperando uma frase usada pelo ex-PSDB sobre Lula quando ambos eram adversários políticos.

Ataques ao TSE

Durante a live, Bolsonaro voltou a criticar o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, e o ministro do STF Luís Roberto Barroso. Ele disse que ambos “mentiram” ao falar que o inquérito da PF sobre as urnas eletrônicas era sigiloso. A própria PF já concluiu que a invasão externa ao sistema de informática do TSE em 2018 não atingiu o sistema de votação.

Ao comentar a invasão dos sistemas de informática da Justiça Eleitoral naquele ano, que foi alvo de uma investigação da PF, Bolsonaro sugeriu que poderia ter vencido no primeiro turno.

“A imprensa não quer ouvir. Eu dou o inquérito da PF de 2018 para quem quiser. Para quem quiser. Apesar de o Supremo dizer que é confidencial, não é confidencial. Estão mentindo. Quem fala? [Luís Roberto] Barroso e Edson Fachin. [Eles] estão mentindo”, disse o presidente.