Operação Maritimum: PF cumpre 10 mandados de prisão contra suspeitos de tráfico internacional de drogas no RN

Cocaína apreendida em Areia Branca, no Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução

A Operação Maritimum, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (13) em sete estados do país, cumpriu 10 mandados de prisão no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela corporação nesta quinta-feira (14). Outro quatro alvos de mandados, no estado, seguem foragidos.

Dos 10 mandados cumpridos, três foram contra pessoas que já estavam detidas na Cadeia Publica de Natal. Segundo a PF, as outras sete prisões ocorreram em cidades da região metropolitana da capital potiguar.

A corporação ainda não divulgou um balanço do total de presos em todo o país. A ação comandada do RN tinha objetivo de cumprir 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal, em Natal.

Os alvos estavam espalhados em sete estados: Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.

Os investigados são suspeitos de usar portos brasileiros e estrangeiros para realizar tráfico internacional de drogas. A polícia também apura o crime de lavagem de dinheiro.

Em Areia Branca, no Oeste potiguar, a Polícia Federal apreendeu uma carga com cerca de 4 toneladas de cocaína, segundo estimativa inicial. O produto foi transportado para Natal e começou a ser pesado ainda na quarta-feira (13), mas o resultado não foi divulgado até a última atualização desta matéria.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 169,6 milhões nas contas bancárias de investigados.

Investigação

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas no final de 2021 e identificaram um grupo responsável pelo transporte e armazenamento da droga que entrava no Brasil pelas fronteiras com países produtores.

Em seguida, o grupo realizava a “contaminação” de contêineres, ou seja, escondiam a droga em cargas de frutas e outras mercadorias que teriam como destino os portos da Europa.

Por g1 RN