Índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti cai para 3,2% em Caicó

Agentes de endemias estão focados na Operação Festa de Sant’Ana — Foto: Reprodução

O índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti em Caicó (RN), caiu de 5,7% para 3,2%, de acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses.

O coordenador do CCZ, Luciélio Henrique, disse que “atribui a redução ao trabalho dos agentes de endemias realizado nas regiões onde os índices são considerados altos e a operação com o carro fumacê. Outro fato, é que a população têm se conscientizado da necessidade dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito que transmite não só a dengue, mas, também, a zika e a chikungunya”, afirma.

Operação Festa de Sant’Ana contra a Dengue

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Luciélio Henrique, contou também que a partir desta segunda-feira (11), os agentes de endemias estarão focados no que chamou de Operação Festa de Sant’Ana.

Uma equipe foi direcionada para atuar até a sexta-feira (15), nos quarteirões que estão localizados no entorno da Catedral de Sant’Ana, onde se concentra um maior número de pessoas por ocasião da festa religiosa e sócio-cultural.

Também na sexta, dia 15, uma equipe de agentes de endemias, vai realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. A partir das 07h, os agentes entram nos quiosques de venda de alimentação.

“Nosso trabalho vai ser em toda a Ilha. Seguiremos até o prédio onde está instalada a Polícia Ambiental, passando pelo anfiteatro, ginásio poliesportivo e canteiros”, disse Luciélio.

Carro Fumacê

O coordenador estadual da operação com o carro fumacê, informou ao coordenador do CCZ de Caicó, Luciélio Henrique, que as ações serão suspensas em todo o Rio Grande do Norte, por causa da falta do inseticida utilizado. Segundo ele, o Ministério da Saúde não adquiriu o produto e está faltando em todo o território nacional.

Em Caicó, a operação que está ocorrendo na zona norte, será concluída e os carros recolhidos.

Quando ocorrer o reabastecimento do inseticida, a coordenação de endemias será contactada para saber da necessidade de continuação das ações com o carro fumacê.