Ubaldo Fernandes lembra importância de Núcleo de Amparo aos Autistas em Currais Novos

Com mais de 100 associados, o Núcleo vem promovendo a inclusão em Currais Novos. — Foto: João Gilberto

Há dois anos, entrava em vigor a Lei nº 10.558, de autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), que reconheceu o Núcleo Organizacional de Reabilitação e Amparo Social da Pessoa com TEA (Nortear) como entidade de utilidade pública estadual. “O Nortear mereceu nossa atenção por desenvolver um trabalho exemplar no município de Currais Novos, voltado para melhorias nas condições de existência das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo seu bem-estar social, buscando a sua reabilitação, inserção e amparo social”, explica o deputado.

Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. “Sempre fui muito sensível à luta da comunidade autista e, após conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos amigos do Nortear, achei importante apoiá-los”, referendou Ubaldo Fernandes.

Com mais de 100 associados, o Núcleo foi fundado em 13/11/2018 e vem promovendo a inclusão em Currais Novos. A partir do reconhecimento como de utilidade pública estadual, ficou habilitado a receber recursos de emendas parlamentares, participar do programa Nota Potiguar e ganhar outros benefícios que ajudam a ampliar a assistência prestada à comunidade autista do Seridó.