Arte e bom gosto marcam noite de lançamento na Galeria Fernando Chiriboga

“Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil” é o mais novo livro-álbum do fotógrafo Fernando Chiriboga. — Foto: Felipe Costa

A noite da quinta-feira (30) foi marcada pela divulgação do mais novo livro-álbum “Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil”, do fotógrafo equatoriano radicado no Brasil e potiguar de coração, Fernando Chiriboga. O evento aconteceu na Galeria Fernando Chiriboga, no Shopping Midway Mall, com a presença de amigos, familiares e convidados em geral, celebrando também os seis anos de existência do espaço em Natal e, lançamento do StudioCor FineArt, de Paulo Vitor Chiriboga, filho do fotógrafo. A produção do evento foi assinada pela Casa de Ideias – Chrystian de Saboya.

A obra “Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil” traz um marco ainda maior à carreira do fotógrafo, pois fará parte da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, a ser comemorado em 7 de setembro de 2022. Chiriboga será responsável pela autoria do projeto editorial Relíquias – Bicentenário da Independência do Brasil – 2022 – uma coleção de quatro livros, cada um dedicado ao registro fotográfico do patrimônio arquitetônico das regiões do Brasil. A coleção é patrocinada por cinco empresas luso-brasileiras: EDP; Cisa Trading; MDS Brasil, Banco Luso-Brasileiro e Grupo Tejofran, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

“É muito bom reunir pessoas queridas em um momento de comemoração, e dentro de um espaço que respira e inspira arte”, celebra Chiriboga na noite de lançamento. O mesmo já adiantou os próximos planos de trabalho que é embarcar em uma nova missão, desta vez, para a Região Norte do país, o qual tem fotos programadas para o segundo semestre deste ano. Todo o projeto gráfico e diagramação é assinado por Leila Chiriboga, esposa do fotógrafo e responsável pelas legendas e coordenação de pesquisa.

“Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil” é o mais novo livro-álbum do fotógrafo Fernando Chiriboga. — Foto: Felipe Costa
“Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil” é o mais novo livro-álbum do fotógrafo Fernando Chiriboga. — Foto: Felipe Costa

Como surgiu a ideia da obra recém-lançada?

A ideia surgiu através do livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Nordeste do Brasil”, lançado em 2014, reeditado em 2019, e que integra a coleção comemorativa. À riqueza patrimonial revelada pela edição do Nordeste abriu caminhos para que as cidades históricas do Sul e Sudeste também tivessem os registros eternizados. O segundo livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sudeste do Brasil” revela 250 fotos selecionadas de um total de mais de 12 mil imagens feitas em quatro estados e 18 cidades visitadas pelo fotógrafo. Entre as cidades destacamos: Ouro Preto (MG), Tiradentes (MG), Diamantina (MG), Vitória (ES), Vila Veklha (ES), Anchieta (ES), São Paulo (SP), Santos (SP), São Luiz de Paraitinga (SP), Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ) e Paraty (RJ).

“Sempre fui um apaixonado por obras arquitetônicas e monumentos históricos, por sua beleza incontestável, por seu valor ambiental e por seu inegável testemunho de um passado construtor da história de povos e lugares”, comenta Chiriboga que ainda revela, “Viajamos para Minas Gerais ainda quando muita gente estava em lockdown e isso facilitou muito o registro das fotos em lugares que, normalmente, sempre estão cheios de turistas”.

Essa, as demais obras e os quadros do fotógrafo, podem ser adquiridos na Galeria Fernando Chiriboga (3º Piso do Shopping Midway Mall).