Torcida imita macaco durante jogo de basquete em Mossoró. ‘Meu filho sentiu muito’, diz pai

Pai denunciou através das redes sociais situação de racismo; foram ouvidos gritos de “macaco” durante partida — Foto: Reprodução

Por Agora RN — O pai de um jovem denunciou uma situação de injúria racial no RN através das redes sociais nesta semana. Segundo a postagem de Jamerson Nascimento nesta segunda-feira 27, o filho dele estava jogando uma partida de basquete em uma escola de Mossoró quando a torcida fez sons de macaco, em um ato de preconceito.

Segundo Jamerson, o filho adolescente negro estava com a posse de bola quando sofreu ataques da torcida. “Vamos atrás de justiça e todas as medidas cabíveis e por dentro da lei do Brasil. […] B.O já foi feito e que a justiça seja feita. Os sons imitando um macaco e a palavra macaco são muito nítidas. Na hora meu filho sentiu muito, agora tá um pouco melhor”, afirmou.

Jamerson continuou: “Infelizmente está ficando cada vez mais normal e ninguém faz nada”, apontou. E continua: “a escola aonde meu filho estuda está tomando as providências cabíveis com a organizadora dos jogos, e está do nosso lado dando apoio”. A mãe do rapaz também disse que: “esse tipo de brincadeira não deve ser tirada com ninguém”.

A partida fazia parte de jogos escolares que estão sendo sediados em Mossoró. O vídeo mostrando a situação foi postado pelo pai do jovem, que recebeu apoio nas redes sociais. A deputada estadual Isolda Dantas (PT) comentou o caso. “Racismo é crime! Um adolescente toca na bola e na arquibancada gritam “macaco” e imitam som de bicho. Isso é grave. Injúria Racial não pode ficar impune”, escreveu Isolda. A deputada federal Natália Bonavides também prestou apoio o jovem.