Oficina de Bonecaria reuniu professores, alunos, e Grupo de Teatro Carcará, de Currais Novos

Foram 08 horas de oficina aprendendo sobre fazer e montar bonecos. — Foto: Divulgação

Nos dias 22 e 24 de junho aconteceu em Currais Novos, a Oficina de Bonecaria, ministrada por Emanuel Bonequeiro, na Escola Municipal Professor Humberto Gama, com alunos, professores e participantes do Grupo de Teatro Carcará que integra o Projeto Trapiá Semente, tendo como arte-educador Lenilson.

Foram 08 horas de oficina aprendendo sobre fazer e montar bonecos, que podem ser utilizados para enriquecer apresentações de cultura popular, em especial o teatro de mamulengo. Os bonecos foram montados usando material de reciclagem como garrafa pet e revistas.

A oficina de bonecaria faz parte da etapa Regar do Projeto Trapiá Semente – semear, regar e florescer – que visa criar grupos de teatro em seis municípios do Seridó, abordando interpretação de texto, bonecaria, iluminação, figurino e todos os elementos para criar e montar um espetáculo.

Esta oficina deu oportunidade de profissionais das escolas e da APAE aprenderem a arte da bonecaria e multiplicarem junto ao seu público.

“Estou muito feliz de ter participado da Oficina de Bonecaria, junto ao grupo Carcará, como arte educador e também como educador social de projetos sociais aqui em Currais Novos. O oficineiro Emanuel Bonequeiro e o Jack, nos passaram em detalhes todas as informações, sobre o fazer e o montar. A direção da escola ficou muito feliz com a participação dos alunos e contamos com participação de professora da APAE que também irá repassar este aprendizado. Foi de muita aprendizagem para todos nós.” disse Lenilson, arte educador do Grupo Carcará de Currais Novos.

A próxima atividade do Projeto Trapiá Semente será um Aulão de Criação de Cenas, com duração de 3 horas e, em Currais Novos, será dia 08 de julho.

Em Currais Novos o Projeto Trapiá Semente desenvolve o projeto na comunidade quilombola Negros do Riacho. Trata-se de uma realização da Trapiá Cia Teatral, em seis cidades do Seridó, que conta com recursos adquiridos pela Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia e Governo do RN, via Fundação José Augusto.

Trapiá Semente conta com parceria da Mapa Realizações Culturais, e com apoio das prefeituras municipais e conselhos municipais da criança e do adolescente dos seus respectivos municípios.