Necessidade de psicólogos nas escolas e segurança na Newton Navarro pautam deputados

Falaram os parlamentares Vivaldo Costa, Coronel Azevedo e Cristiane Dantas. — Foto: Eduardo Maia


Os deputados estaduais fizeram pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (02), sobre alguns assuntos relacionados aos mandatos parlamentares. Entre as pautas, estiveram: a necessidade de atendimento psicológico nas escolas, a campanha de doação de sangue no junho vermelho e a segurança na ponte Newton Navarro. Falaram os parlamentares Vivaldo Costa (PV), Coronel Azevedo (PL) e Cristiane Dantas (SDD).

O deputado Vivaldo Costa repercutiu uma matéria publicada no jornal Folha de São Paulo sobre necessidade de assistência psicológica ao estudante, desde a escola básica até o Ensino Superior. O parlamentar contou que a matéria continha uma pesquisa feita junto aos pais de estudantes e 96% deles afirmaram que desejariam que as escolas tivessem assistência psicológica.

“É um percentual altíssimo. Está na hora dos governantes a nível Federal, Estadual e Municipal pensarem melhor neste tema. Em dar assistência ao estudante, ao professor, aos funcionários, a toda a comunidade, mas, basicamente nas escolas. Nós temos muitos jovens brilhantes do curso de psicologia desempregados e as escolas necessitando de psicólogos”, expressou Vivaldo Costa.

O deputado estadual Coronel Azevedo abordou algumas pautas relacionadas ao mandato dele, entre elas, a cobrança da alteração da Lei de Promoção das Praças da Polícia Militar Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar. Sobre isso, ele pediu para que as autoridades estaduais cumprissem o compromisso firmado com os profissionais e enviasse à Casa Legislativa a legislação sobre a alteração.

O parlamentar também falou sobre audiência pública protocolada pelo mandato dele para tratar sobre segurança na ponte Newton Navarro. “Por conta do agravamento da situação pandêmica houve um aumento dos suicídios, além disso, queremos tratar de outros assunto, como o fato do Porto de Natal não poder operar a noite porque ainda não foi feita a proteção dos pilares da ponte”, explicou.

A deputada Cristiane Dantas, autora de lei sobre o Junho Vermelho, da campanha de estímulo à doação de sangue e de medula óssea, comentou sobre o assunto, considerando o início do mês. “Muitos podem não saber que uma doação de sangue salva até quatro vidas. Este período de festas juninas, somado com a baixa doação devido à pandemia, resultou em um estoque baixo de sangue. O Hemonorte tem se mantido com uma faixa de 300 a 400 bolsas de sangue, o que inviabiliza atender aos hospitais, já que o estoque ideal é de 700 a 800 bolsas. As bolsas estão indo apenas para urgências”, informou.

Ela lembrou que os postos de coleta existem em várias cidades do estado, além dos postos descentralizados. “A ALRN já realizou uma forte campanha de doação e é preciso reforçar isso mais uma vez. Abracem essa campanha e vamos salvar vidas”, completou.