Conexão Felipe Camarão realiza Roda de Prosa “Sonhos, afetos e ancestralidade”

A roda vai contar com a presença de autoridades, educadores, apresentações musicais, teatro e capoeira. — Foto: Divulgação

O projeto Conexão Felipe Camarão promove na próxima sexta-feira (20), a partir das 14h, I Roda de Prosa de 2022, com o tema: “Sonhos, afetos e ancestralidade”. A roda vai contar com a presença de várias autoridades locais, educadores de renome nacional, além de membros da Secretaria de Educação do Estado, além de apresentações musicais do Orquestrim, teatro e capoeira.

A finalidade do encontro, que será realizado na sede do Conexão Felipe Camarão, será discutir a educação integral, como linha de ação política sustentável para a promoção da identidade cultural e patrimônio imaterial da comunidade de Felipe Camarão, como também de tantos outros lugares.

Entre os convidados de renome estão: o neurocientista Sidarta Ribeiro, a socióloga Helena Singer e a secretária-adjunta de Educação e Cultura do RN, Márcia Gurgel. Também contará com a participação especial do Mestre Marcos da Capoeira e o professor de Música da UFRN, Fábio Presgrave.

Nesta edição, a Roda de Prosa contará com a participação dos educadores das escolas públicas da comunidade de Felipe Camarão, parceiras do projeto, com a finalidade de discutir a experiência educacional que será realizada após um perídio de muitos desafios impostos pela pandemia.

Para Vera Santana, coordenadora do projeto e responsável pela realização do encontro, a metodologia da Roda de Prosa prioriza a discussão em círculo, com base no contexto sócio-cultural da comunidade de Felipe Camarão. “A Roda de Prosa Sonhos, afetos e ancestralidade objetiva refletirmos sobre a realidade atual e as mudanças que a sociedade faz para lugares, cidades, aldeias possam viver exercendo potencialidades respeitando a diversidade cultural, conhecendo a história e transformando o presente para o futuro que é agora e será o amanhã”, declara.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades educacionais, nas quais a música e a dança, através da rabeca, da capoeira, da flauta, do Boi de Reis e do Orquestrim, estão inseridos nos saberes de cada um dos alunos do projeto.

As ações do Conexão Felipe Camarão têm o patrocínio da Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto. A realização é da Associação Companhia Terramar, com o apoio da Rede de Educadores de Felipe Camarão e da Escola de Música da UFRN.

> Ler notícias nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e YouTube.
Entre em contato pelo WhatsApp: (84) 99656-9335.