Doenças vasculares – Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular acontece em Natal nesta sexta e sábado

Doenças vasculares serão abordadas no encontro que acontecerá nos dias 13 e 14, no SERHS Natal Grand Hotel. — Foto: Reprodução

Doenças localizadas no sistema venoso, sejam elas nas veias, artérias ou linfáticos são tratados pela especialidade de cirurgia vascular, angiologia e endovascular. A mais comum, e bastante conhecida pela população, é a insuficiência venosa crônica, com manifestações variadas, desde vasinhos e varizes a sintomas mais graves, como inchaço e dor nas pernas, alterações da pele, úlcera venosas, dentre outras.

São algumas dessas doenças que serão abordadas no Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular – RN & PB que acontece nos dias 13 e 14 de maio (sexta e sábado), no Serhs Natal Grand Hotel, promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular- Regional Rio Grande do Norte (SBACV/RN) e Paraíba (SBACV/PB).

Reunindo médicos renomados da especialidade, o Encontro traz, na programação, palestras que proporcionam troca de conhecimento e atualização de técnicas para melhor diagnosticar e tratar o paciente.

Temas como: Laser transdérmico – quando utilizar isolado ou associado; Anatomia cirúrgica do pé diabético: quais os pontos importantes a serem preservados; Propriedades e características dos diferentes materiais utilizados nas úlceras venosasCirurgia carotídea aberta: quando indico e quais os atuais resultados; Ultrassom Doppler no diagnóstico e acompanhamento pós-tratamento das varizes pélvicas; Inteligência artificial: fatores preditivos para amputações maiores e morte na DAOPOxigenioterapia: indicações e resultados nas doenças vasculares; Síndrome pós-trombótica: como tratamos; dentre outros, estão entre os assuntos do evento.

A SBACV-RN lembra à população da importância de manter os exames em dia e realizar check-up vascular, necessário para detectar fatores de risco e alterações iniciais que podem aumentar as chances de desenvolver doenças vasculares. Varizes, pé diabético, trombose, úlcera venosa, insuficiência venosa crônica, obstrução das artérias carótidas (risco de AVC), dilatação anormal das artérias (aneurisma), estão entre as principais doenças a serem observadas por meio do check-up vascular.