Câmara Municipal de Natal instala Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas

O propositor e presidente da Frente é o vereador Herberth Sena, que destacou a importância. — Foto: Francisco de Assis

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi instalada, nesta quinta-feira (05), na Câmara Municipal de Natal. O propositor e presidente da Frente, o vereador Herberth Sena, destacou a importância de se criar este debate na Casa Legislativa e aprender, cada vez mais, com a causa autista.

“Discutimos aqui diversos assuntos pendentes e de suma importância para a comunidade autista. E já marcamos a próxima reunião desta Frente, para tratar do atendimento terapêutico especializado nas escolas e a suspensão de alguns tratamentos pelos planos de saúde”, ressaltou Herberth Sena.

A representante da Movimento Independente Pró-Autismo (Movipa), Priscila Oliveira, agradeceu a criação desta Frente e enumerou alguns assuntos urgentes para a comunidade autista de Natal. “Vamos cobrar o Censo da Pessoa Autista, que foi aprovado em 2016 e até hoje, nunca foi aplicado. Precisamos da ampliação da moradia assistida, a capacitação adequada dos profissionais que atendem às pessoas autistas e a gratuidade nos transportes públicos”, disse. Priscila também pediu brinquedos adaptados às crianças com TEA nas praças públicas de Natal e ficou satisfeita ao saber que este foi um dos primeiros projetos de lei de Herberth Sena, ao assumir o mandato. “Este é nosso PL n° 037/2021, que tramita na Casa e esperamos para breve a aprovação em plenário”, afirmou o vereador.

Para a coordenadora do Centro de Reabilitação Infatil e Adulto (CRI/RN), Suily Alencar, é preciso investir em terapias e instituições de ensino que tratem os autistas como cidadãos. A dentista do CRO Morton Mariz e do Hospital Maria Alice, Áquila Dantas, fez um apelo para que se convoque os dois dentistas aprovados no último concurso da Prefeitura. “Sou a única habilitada para atendimento dos autistas nessas instituições e a demanda é muito grande”, enfatiza.

O vereador agendou a próxima reunião a para a primeira quinzena de junho. Mas, antes disso, pretende dar encaminhamento a algumas demandas, como o pedido de gratuidade para autistas no transporte público e a gratuidade para concessão da carteira de identidade do autista.