VEJA-ME COLORIR: Onco e Vida lança projeto de uma exposição fotográfica itinerante

O objetivo é apresentar através da fotografia o paciente oncológico reproduzindo a história de vida. — Foto: Divulgação

A Associação Onco e Vida é uma entidade sem fins lucrativos, que oferece assistência a adultos e idosos, diagnosticados com câncer, em situação de vulnerabilidade sócio econômica, de todo o Rio Grande do Norte. A entidade é mantida apenas por doações da sociedade.

A Onco e Vida tem como missão, prestar assistência durante e após o tratamento oncológico, proporcionando serviços que contribuam para a promoção das condições necessárias de enfrentamento da doença, com qualidade de vida, dignidade e cidadania. As ações desenvolvidas nesta, visam alcançar a cura e/ou a melhor qualidade de vida física e emocional dos pacientes, até mesmo quando fora de possibilidades terapêuticas, além de estimular a participação de familiares nesse processo.

Aos assistidos são oferecidos os seguintes serviços: serviço social, fisioterapia, nutrição, psicologia, assessoria jurídica, odontologia, alfabetização, dança, yoga, oficinas de artesanato, albergue diurno com café da manhã, almoço e lanche, além da concessão de benefícios diversos (medicamentos, suplementos, cesta básica, exames, consultas médica, material médico hospitalar, entre outras demandas que se apresentam no decorrer do tratamento oncológico).

É sabido que um processo de adoecimento gera mudanças significativas e estruturais na vida de um indivíduo, principalmente após o diagnóstico do câncer. Deste modo, a assistência psicológica e emocional, se torna imprescindível no processo de tratamento oncológico junto ao paciente, familiares/acompanhantes, profissionais e comunidade. Desde a disseminação de informações visando a promoção de saúde, diagnóstico precoce, antes, durante e depois (readaptação) da confirmação da doença.

O serviço de psicologia da Onco e Vida tem como principal objetivo acolher os pacientes e acompanhantes de forma total, tendo em vista, a realidade particular de casas de apoio, onde os assistidos e acompanhantes chegam não apenas com queixas relacionadas ao câncer, mas, para além do diagnóstico; as demandas familiares, conjugais, sociais e afetivas.

Com base nas demandas observadas durante as intervenções grupais e individuais, o serviço de Psicologia da Onco e Vida (Psicóloga – Adelaide Alaís, CRP 17/4085) iniciou o projeto “Veja-me ColoRIR”, com o objetivo de apresentar através da fotografia o paciente oncológico, para além do adoecimento, reproduzindo a história de vida de cada participante, ou seja, enfatizando que há vida além do câncer e que por trás do paciente há uma história, alguma vezes, de abandono, falta de apoio, medo, incertezas, entre tantos outros sentimentos que permeiam o momento de enfrentamento da doença, mas, sobretudo existe muita ressignificação e superação. As fotos foram realizadas com pacientes que estão em tratamento, bem como, com pacientes que estão em remissão, buscando sensibilizar a sociedade para o tema.

O nome do projeto foi escolhido com uma finalidade específica: Veja-me ColoRIR, assim como as cores têm várias nuances, cada assistido tem sua própria história e forma de lidar com todo o processo de tratamento. Outro ponto levado em consideração foi mostrar todas as faixas etárias, homens e mulheres, bem como os diversos tipos de câncer e não só o assistido em tratamento, mas também, os que estão em remissão, cuidados paliativos e/ou processo ativo de tratamento. O rir tem a função de representar o quanto os pacientes trazem cores e risos diante todo o processo.

O projeto busca sensibilizar a sociedade para as questões que vão além do processo de adoecimento. Muitas são as demandas que circundam os assistidos (adultos e idosos) quando recebem o diagnóstico do câncer. E como citado anteriormente, diante de todas as dificuldades enfrentadas, o sorriso e a resiliência, torna-se uma marca. O projeto “Veja-me coloRIR” busca mostrar através da arte, da fotografia, o colorido que cada assistido possui, o sorriso que cada um mostra, e que mesmo diante do processo enfrentado, estes apresentam suas histórias de forma inspiradora.

Espera-se que a sociedade torne cada vez mais forte o viés da sensibilização social e o olhar para além do adoecimento de cada indivíduo, de cada história, o que contribuirá positivamente para as pessoas acometidas com câncer e a forma que a sociedade os trata e ver o tema.

Ações como esta, trazem benefícios diretos e imediatos à instituição beneficiada e para seus assistidos, pois reflete na melhoria da qualidade de vida destes e na continuidade e ampliação dos serviços ofertados.

No primeiro momento do projeto foi fechado parceria para a execução das fotos, com o fotógrafo Humberto Lopes, a Inove Galeria que concedeu a impressão das fotos, o Espaço Mulher Salão Escola e as maquiadoras, Elma Make Up e Ranna Make que contribuíram para a imagem pessoal dos assistidos. A segunda parte do projeto tem o objetivo de apresentar nos mais diversos espaços da cidade de Natal, uma exposição itinerante.

Gostaríamos de convidá-los a visitar a Exposição “Veja-me ColoRIR”, que percorrerá os diversos shoppings da cidade, conforme programação abaixo:

Shopping Cidade Jardim – 02 a 11/05/22
Natal Shopping – 12 a 19/05/2022
Praia Shopping – 20 a 31/05/2022

Associação Onco e Vida
Rua Cônego Luiz Wanderley, 1317 Lagoa Nova Natal RN
Fone: 84 3027 4002/ 98726 5908 (whats)
Site: www.oncoevida.org.br
Facebook/Instagram: oncoevida

Adelaide Alaís
Psicóloga
CRP 17/4085