Brasília comemora 62 anos de fundação

Brasília foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 21 de abril de 1960. — Foto: © Agência Brasil

A comemoração dos 62 anos da capital federal nesta quinta-feira (21) tem ampla programação cultural. Ao todo, 17 equipamentos culturais terão atividades artísticas. Batizado de Sorria, Brasília, o projeto comemorativo tem eventos até o próximo domingo (24).

De shows a mostras de cinema; de exposições a feiras de economia criativa; de espetáculos populares a apresentações de orquestras, como a Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, a cidade estará repleta de atrações em comemoração ao aniversário.

Segundo o governo do Distrito Federal (GDF), serão investidos R$ 700 mil nas atividades culturais. Entre os eventos está a reabertura da mostra Poeira, Lona e Concreto, que retrata os primeiros tempos da construção da cidade, no Museu Vivo da Memória Candanga.

A capital do Brasil completa 62 anos e ensina as belezas da melhor idade. — Foto: Shutterstock

Homenagem no Senado

O espírito desbravador daqueles que viabilizaram a transferência da capital federal para o coração do país, a importância de Brasília em âmbito mundial e os atuais desafios conjunturais e estruturais que enfrenta a cidade planejada foram questões salientadas em sessão especial promovida na segunda-feira (18) no Plenário do Senado.

A comemoração pelos 62 anos de Brasília, inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 21 de abril de 1960, foi requerida pelos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Leila Barros (PDT-DF) — por meios dos requerimentos RQS 27/2022 e RQS 28/2022, respectivamente.

Por Agência Brasil e Agência Senado

Izalci Lucas e Leila Barros, ambos senadores pelo Distrito Federal, durante a homenagem. — Foto: Pedro França/Agência Senado