Representantes do Memorial da ALRN visitam Memorial do TRF da 5ª Região, em Recife

Memorial Potiguar foi implantado para promover o resgate e a divulgação da história do Poder Legislativo. — Foto: Fábio Cortez

Os representantes do Memorial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte fizeram uma visita técnica ao Memorial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, nesta terça-feira (19), para conhecer o espaço e trocar experiências, já que o Memorial da Casa Legislativa vem desenvolvendo um projeto de reformulação.

Além dos servidores do Memorial da ALRN, Aluísio Lacerda, Plínio Sanderson, Hilneth Correia, estiveram presentes na ocasião a diretora-administrativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Dulcinéa Brandão; o desembargador federal Élio Siqueira Filho, que integra a Comissão de Gestão da Memória da Justiça Federal da 5ª Região; o juiz federal auxiliar da Presidência do TRF5, Marco Bruno Miranda e a diretora do Núcleo de Gestão da Memória, Nancy Freitas, que falou sobre o espaço, desde a concepção até a finalização do projeto.

O Memorial do Legislativo Potiguar foi implantado pela Resolução 055/2009 com um dos principais objetivos de promover o resgate e a divulgação da história do Poder Legislativo Estadual, contribuindo para o desenvolvimento da história política, administrativa e cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Desde que foi criado, nunca teve uma sede própria. No momento, ocupa um espaço na sede da Assembleia Legislativa. De acordo com Chefe de Divisão do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, Aluísio Lacerda, após uma visita ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que rendeu bons frutos, a ALRN negociou o Solar Tavares de Lira para ser a sede do Memorial, que deve estar pronto até o fim deste ano de 2022.

“Recife nos deu uma boa referência para o projeto expográfico e sobre novas tecnologias. O nosso acervo precisa ser digitalizado e um museólogo deles vai nos visitar em breve. Fomos muito bem recebidos, sanamos dúvidas e estamos prontos para implantar o novo Memorial”, afirmou Aluísio Lacerda.