Instituto destina ao RN, de forma gratuita, oito próteses para a reabilitação dos pacientes. — Foto: Divulgação

O Instituto Mais Identidade, de São Paulo/SP, desembarcou em Natal nesta semana para uma importante ação junto ao cirurgião de cabeça e pescoço e, parceiro do Instituto, no Rio Grande do Norte, o Dr. Luís Eduardo Barbalho. A boa notícia é que oito pessoas do RN, que foram acometidas pelo câncer de cabeça e pescoço e se curaram, mas, que ficaram com sequelas, foram selecionadas para receber próteses criadas com alta tecnologia, no intuito de amenizar os danos estéticos causados pela doença.

A doação das próteses é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido com os pacientes selecionados desde o segundo semestre de 2021, quando a equipe do Instituto esteve em Natal fotografando, colhendo dados, e realizando alguns procedimentos cirúrgicos para adaptação. As próteses destinadas aos potiguares são dos tipos: nasal, oculopalpebral e pavilhão auricular.

O Dr. Luís Eduardo Barbalho, diz que se trata de uma iniciativa que abre novos caminhos e traz esperança aos pacientes. “É uma ação relevante e marcante para o nosso cenário. A parceria com o Instituto, nesse objetivo de conceder às pessoas, de volta, o convívio social, de forma a reabilitar todos eles e desenvolvermos um trabalho em escala no Rio Grande do Norte, é empolgante”, declara o Dr. Luís Eduardo.

Instituto destina ao RN, de forma gratuita, oito próteses para a reabilitação dos pacientes. — Foto: Divulgação

No Brasil, anualmente, são mais de 20 mil novos casos de câncer de boca e face, o que eleva o percentual de pacientes com severas desfigurações na face, principalmente nos olhos, orelhas e nariz. Fatores esses que afetam o convívio social, possibilidades de trabalho e funções básicas do dia a dia, restringindo a qualidade de vida e muitas vezes gerando a perda da “identidade” dessas pessoas.

Para o Dr. Luciano Dib, coordenador geral do Instituto Mais Identidade, o trabalho é de reabilitação. “Nossa missão é reintegrar socialmente essas pessoas que ficaram com sequelas depois do tratamento do câncer de cabeça e pescoço, permitindo uma nova vida, essa é a nossa missão”. Criado em 2015, o Instituto Mais Identidade é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cujo principal objetivo é promover a recuperação estético-funcional e a reintegração social, por meio da reabilitação bucomaxilofacial. Por meio deste trabalho, pessoas que apresentam alterações faciais e maxilares causados por câncer, traumas ou doenças congênitas, podem recuperar a estética e a função, voltando a viver suas vidas de forma plena, sem nenhum custo.

Conheça o Instituto Mais Identidade! Clique Aqui e Acesse.

Instituto destina ao RN, de forma gratuita, oito próteses para a reabilitação dos pacientes. — Foto: Divulgação