Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte abre Temporada 2022 no palco do Teatro Riachuelo com entrada gratuita

Ingressos disponíveis pelo Sympla a partir desta terça-feira (29). — Foto: Divulgação

Música e reencontros. A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN abre a temporada 2022 do Projeto Movimento Sinfônico retornando ao palco do Teatro Riachuelo, com as “Quartas Clássicas”, no dia 30 de março, às 20h. A entrada é gratuita e com vagas limitadas.

Os interessados podem se inscrever através do Sympla a partir das 9h desta terça-feira (29) e garantir seu ingresso pelo link: https://www.sympla.com.br/concerto-oficial-de-abertura-da-temporada-2022__1528502 ou através da “bio” do perfil @osrn.oficial no Instagram.

Sob a regência do maestro Linus Lerner, a Orquestra irá interpretar um programa especial que inclui a peça Concertino Brasileiro para Trompete, composta pelo trompetista e compositor brasileiro, Gilson Santos, em 2020, durante o momento agudo da Pandemia de Covid-19. Originalmente escrita para orquestra de cordas, ganha uma versão inédita para o Concerto de Abertura incluindo, também, os sopros. São três movimentos que prometem envolver o público com sonoridades e provocam sentimentos profundos, acenando a reflexões, com citações ao ritmo Maracatu.

O Solista convidado para este momento é o trompetista Flávio Gabriel (BRA), um dos mais destacados de sua geração. Doutor em música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, conquistou o 2º Prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2010 considerado um dos mais difíceis no mundo. Participou em turnês pela América latina, EUA e Europa. Trabalhou sob a direção do trompetista da Filarmônica de Berlim, Thomas Clamor e gravou o DVD Messa da Réquiem de Verdi sob a direção de Plácido Domingos. No Brasil foi o principal trompetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e integrou o naipe de trompetes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP até 2015, quando se tornou professor da Escola de Música da UFRN. Como solista, nos últimos anos tem se dedicado a estreia de obras nacionais e internacionais, algumas compostas especialmente para ele.

“Flávio Gabriel vai, com certeza, nos proporcionar uma interpretação incrível com a peça Concertino Brasileiro para Trompete, uma peça brasileira tão marcante, composta por Gilson Santos”, endossa o maestro Linus Lerner, que acrescenta: “O nosso repertório está maravilhoso! Apresentaremos a Sinfonia nº 8 de Dvorak, que reflete sobre questões fundamentais da existência humana, e temas sobre a guerra, como a Cavalaria Ligeira, de Franz von Suppé e o hino da Ucrânia, uma forma de reconhecimento e apoio ao país e a todos os seus mortos e feridos”. Uma noite de partilha e emoções através da música.

Projeto Movimento Sinfônico – Temporada 2022

Para esta temporada, o projeto Movimento Sinfônico traz quatro programas especiais: Programa Concertos – com as Quartas Clássicas toda última quarta-feira do mês; Programa Presença Digital, numa produção de conteúdo exclusivo para o canal oficial YouTube/OSRN; Programa Formação, com a realização de Masterclasses e vídeo, e o Programa Concursos, com o Concurso Jovens Solistas e a Edição Brasil do Concurso de Canto Linus Lerner. “Será um ano de muita produção e arte para os apreciadores da nossa Orquestra Sinfônica do RN, além de um trabalho incansável para o estímulo aos jovens talentos dedicados a música de concerto”, compartilha a produtora Tatiane Fernandes.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor, através da Fundação José Augusto. E a temporada 2022 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio da iniciativa do Instituto Neoenergia, com patrocínio da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN; o projeto também conta com o patrocínio da Unimed Natal. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais, com apoio G7 Comunicação.

Serviço:

Movimento Sinfônico 2022 – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

Quartas Clássicas

Quando: 30 de março (quarta)

Onde: Teatro Riachuelo

Horário: 20h

Ingressos: O público pode reservar ingresso gratuito através do Sympla, a partir das 09h da terça-feira (29). Será permitido dois ingressos por CPF. O voucher deverá ser trocado pelo ingresso na Galeria Fernando Chiriboga, no terceiro piso do Shopping Midway Mall, também a partir do dia 29 de março após as 14h.

No dia do concerto, a entrada só será permitida mediante apresentação do ingresso e comprovante de vacinação. É obrigatório o uso de máscara no local.

A OSRN é sua! Usufrua de todo conteúdo musical nas redes sociais! Siga, se inscreva e compartilhe!

Facebook – @rnsinfonica

Instagram – @osrn.oficial

YouTube – YouTube/OSRN