Diabéticos denunciam falta de insulina e insumos para Ubaldo

A denúncia é de falhas no PROSUS, programa que é coordenado pelas prefeituras das cidades. — Foto: Divulgação

A Associação Potiguar Amigos dos Diabéticos fez denúncias ao deputado estadual Ubaldo Fernandes, nesta segunda-feira (14/03), aolocifando seu apoio para resolver situações. Em reunião no seu gabinete, na Assembleia Legislativa, a comissão reclamou a ausência de insumos do Sistema Único de Saúde (SUS), recebendo do parlamentar a garantia de tentativa de reunião com o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia (Governo), além de agendar uma Audiência Pública e outras ações junto a prefeituras, como as de Natal e São Gonçalo do Amarante.

A denúncia é de falhas no PROSUS, programa que é coordenado pelas prefeituras das cidades, principalmente da região metropolitana, afetando a qualidade de vida e colocando até mesmo em risco as vidas dos diabéticos, principalmente os do tipo A.

A entidade denuncia problemas na entrega de fitas para teste glicêmico, que são dadas em quantidade insuficiente para a prescrição médica dos pacientes (limitada a 100 unidade mensais, independente da necessidade de cada cidadão), além de falta frequente deste insumo nas prefeituras.

A denúncia é de falhas no PROSUS, programa que é coordenado pelas prefeituras das cidades. — Foto: Divulgação

Outra situação envolvendo o ProSus nos municípios é a distribuição da insulina de ação lenta, que falta há cerca de 6 meses. Isso sem contar que o Estado também apresenta situação crítica, com a falta constante de insulina de ação rápida, distribuída pela UNICAT.

A denúncia é de falhas no PROSUS, programa que é coordenado pelas prefeituras das cidades. — Foto: Divulgação

Ubaldo Fernandes garantiu agendar uma audiência na SESAP nos próximos dias, além de um debate na Assembleia, convidando representantes do Ministério Público, do Governo e das Prefeituras envolvidas, além de estudar viabilidade jurídica para elaboração de projetos de lei e outras formas de ajudar a entidade, como destinação de emendas e articulações com órgãos estaduais para a celebração de convênios públicos e articulação junto ao vereador Herberth Sena para trabalhar o tema no âmbito de Natal.

> Ler notícias nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e YouTube.
Entre em contato pelo WhatsApp: (84) 99656-9335.