Trapiá Cia Teatral lança projeto Trapiá Semente em cidades do Seridó

O projeto acontece em seis meses, com grupo de 10 a 15 adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos. — Foto: Divulgação

A Trapiá Cia Teatral desenvolve a partir de 15 de março, o projeto Trapiá Semente, dividido em três etapas – Semear, Regar e Florescer – em seis cidades da região berço da Trapiá, que é o Seridó: Equador (15/03), Acari (17/03), Currais Novos (18/03), Parelhas (22/03), Carnaúba (23/03) e Cruzeta, em data à definir.

O projeto acontece em seis meses, com grupo de 10 a 15 adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos.

“É um sonho que começa em nossa casa. Sempre tive vontade de ver a cidade de Caicó com muitos grupos de teatro, abrilhantando nossas programações culturais e causando uma troca muito positiva de atividades teatrais em nossa região. O Trapiá Semente nasce, buscando potencializar o que cada um de nós traz das experiências individuais e coletivas, que se utilizam do fazer teatral para contribuir na arte e educação de crianças e adolescentes” diz Alexandre Muniz, ator e arte-educador.

A Trapiá chega aos municípios com a ação “Semear”, apresentando o espetáculo Menino Pássaro, inspirado no cordel do poeta Edcarlos Medeiros, que traz uma fábula sobre a amizade de um menino e um pássaro, abordando a liberdade para crescer e sobreviver às inseguranças e ao medo da solidão.

Na etapa “Regar”, é criada uma equipe na cidade que recebe o projeto, para montar um espetáculo local. Os adolescentes são protagonistas, nas funções de atores e atrizes, cenotécnico, aderecista, contra-regra, diretor de palco, iluminador, sonoplasta ou produtor. Este grupo passa por oficinas de teatro com arte-educador, seguindo projeto pedagógico de Alexandre Muniz, oficina de bonecos com Emanuel Bonequeiro e orientações de Custódio Jacinto, sobre cenografia, figurino, iluminação, maquiagem, adereços e demais elementos de direção de arte.

Na última etapa, “Florescer”, o grupo estreia seu espetáculo. As ações são articuladas e estratégicas, apresentando o teatro também como fonte de capacitação, promovendo o protagonismo social, e estimulando a economia criativa.

A realização do projeto Trapiá Sementes, é da Trapiá Cia Teatral e conta com apoio dos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente (CMDCA), e Prefeitura Municipal dos municípios, tendo os principais custos através da Lei Câmara Cascudo numa iniciativa do Edital Transformando Energia em Cultura do Instituto Neoenergia. O projeto tem patrocínio da Cosern e Governo do RN através da Fundação José Augusto.