Colégio Monte celebra primeiro Carnaval sobre Semana de Arte Moderna

O Movimento Moderno, ou Modernismo, se inicia no Brasil na década de 1920. — Foto: Divulgação

O Colégio Monte realizou, na manhã desta sexta-feira (25), o seu primeiro carnaval com muita animação, diversão, confetes e serpentinas, sendo marcado por muito conhecimento, cultura e arte. A “Semana de Monte Moderno”, como foi chamada, foi encerrada nesta sexta com uma exposição, com material reproduzido pelos alunos em alusão às obras de artistas, além da apresentação dos blocos de carnaval nos corredores do Praia Shopping, em Natal.

Durante toda a semana, em alusão ao Centenário da Semana de Arte Moderna, os alunos realizaram estudos sobre autores/artistas e fizeram adaptações das obras plásticas de Macunaíma; Manoel Bandeira; Oswaldo Andrade; Tarsila do Amaral; Anita Malfatti; Erasmo Xavier e Heitor Vilas Lobos. Os estudos serviram de base para a ‘Semana de Monte Moderno’, que culminou com a celebração do carnaval.

Um momento especial durante a manhã desta sexta-feira foi a visita de familiares de um dos homenageados, o artista plástico potiguar Erasmo Xavier, considerado um precursor do modernismo no Rio Grande do Norte. Nascido em Natal, em 1904, ele já era famoso no Rio de Janeiro, mas aqui acabou desenhando as capas da Revista Cigarra quando retornou para viver no Rio Grande do Norte, em 1928, para tratar de uma tuberculose, que acabou ceifando sua vida com apenas 26 anos. A revista durou cinco edições e todas as capas foram desenhadas pelo cartunista. No Rio de Janeiro, Xavier desenhou para revistas importantes como Malho e O Cruzeiro. Presentes no colégio para uma bate-papo sobre o artista, Rejane Cardoso (sobrinha neta), Vicente Serejo e Sylvia Serejo.

“Foi lindo ver as produções artísticas, releituras, e o engajamento dos professores e alunos que montaram uma exposição com suas produções e destemidamente desfilaram fantasiados nos corredores do Praia shopping. A culminância deste projeto nada mais é do que a concretização dos nossos princípios educativos em que com excelência acadêmica, de forma colaborativa formamos o nosso aluno numa perspectiva integral”, garante a diretora pedagógica, Mônica Guimarães.

O Movimento Moderno, ou Modernismo, se inicia no Brasil na década de 1920, e tem como seu principal marco a Semana de Arte Moderna que tinha como principais características o abandono do academicismo, em especial do realismo figurativo (fazer pinturas que representassem com exatidão o que se vê, como uma fotografia), mas também as referências estrangeiras.

> Ler notícias nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e YouTube.
Entre em contato pelo WhatsApp: (84) 99656-9335.