Vivaldo Costa solicita aquisição e distribuição de autotestes de Covid-19 em estabelecimentos e serviços da rede de saúde do RN

Os estudos mostram que a pandemia desencadeada pelo vírus já é a maior registrada em toda a história moderna. — Foto: João Gilberto

O deputado Vivaldo Costa (PSD) protocolou requerimento no Plenário da Assembleia Legislativa onde solicita a aquisição e distribuição de autotestes para detecção do Covid-19 em estabelecimentos e serviços da rede de saúde do Rio Grande do Norte. O pedido foi encaminhado a governadora Fátima Bezerra e ao secretário de saúde, Cipriano Maia.

Os estudos mostram que a pandemia desencadeada pelo vírus Sars-CoV-2 já é a maior registrada em toda a história moderna, com grande capacidade de propagação e mutação, o que vem desafiando todos os líderes de governo que buscam proteger a população do vírus e suas sequelas. Para que tal proteção seja efetiva, é fundamental que a população tenha acesso aos autotestes que ajudam no diagnóstico e também protegem toda a comunidade.

Para Vivaldo, com a possibilidade de se auto testar, a pessoa já pode evitar a ida ao centro médico, onde pode expor a si ou aos outros; ainda, com o autoteste positivo, também pode tomar as medidas preventivas em sua residência e se precisar de atendimento médico, já pode informar aos funcionários da saúde que irão atendê-lo.