“2022 será o ano da consolidação para retomada do plantio de algodão no Seridó”, diz Gabriel Rocha

O jovem empresário foi entrevistado nos estúdios da Rádio Cabugi do Seridó, em Jardim do Seridó. — Foto: Divulgação

Resgatar o cultivo de algodão agroecológico no sertão do Seridó. Esse é o objetivo prioritário do projeto Agro Sertão, financiado pelo Instituto Riachuelo, que visa fortalecer a cadeia produtiva do algodão no Rio Grande do Norte, com ações que vão desde o campo, por meio do incentivo do cultivo agroecológico, até a indústria têxtil e o artesanato local.

Dando continuidade ao trabalho de articulação, iniciado em 2021 com gestores e agricultores da região do Seridó, desembarcou na manhã desta quarta-feira (02) na comunidade Caatinga Grande, Zona Rural de São José do Seridó, o representante do instituto Riachuelo, empresário Gabriel Rocha Kanner, neto do empresário Nevaldo Rocha. Ele estava acompanhado do prefeito de Acari, Fernando Bezerra (Fernandinho) que é um dos gestores da região que abraçou o projeto, visando entre outros benefícios à geração de emprego e renda nos municípios.

Após isso, o jovem empresário foi entrevistado nos estúdios da Rádio Cabugi do Seridó, em Jardim do Seridó. Falou sobre as expectativas para o ano de 2022 no setor têxtil do Seridó, e os passos que já foram dados para o início do cultivo do algodão em solo seridoense. “O primeiro ano do projeto surpreendeu todas as expectativas. Fomos procurados por outros gestores que desejam aderir ao Agro Sertão, e estamos confiantes que 2022, será o ano que o Seridó poderá vivenciar a retomada do cultivo do algodão, que um dia foi a principal fonte de renda da região”, disse Gabriel Rocha.

Por fim, Gabriel destacou que: “apesar de atravessarmos uma pandemia, 2021 terminou com saldo bastante positivo na geração de empregos através do pró-sertão. R$ 90 milhões foram injetados nas cidades do interior do RN por meio do programa”. Somente no município de Acari, em 2021 foram registrados 300 empregos diretos, colocando a cidade mais limpa do Brasil, entre os principais polos de confecção do pró-sertão no estado.