Campeão olímpico Italo Ferreira ganha escultura em Baía Formosa

Atleta ganhou no Japão o primeiro ouro no surfe na história das olimpíadas. — Foto: Raiane Miranda/ASSECOM-RN

A governadora Fátima Bezerra marcou presença nesta sexta-feira (14), em Baía Formosa, na inauguração da escultura de autoria do artista plástico Guaraci Gabriel, em homenagem ao atleta Ítalo Ferreira, surfista que se tornou o primeiro campeão olímpico da história do surfe durante os Jogos Olímpicos de Verão 2020, em Tóquio. Nascido em Baía Formosa (RN), com a conquista do ouro, o atleta projetou o município nacionalmente e internacionalmente, destino turístico importante para o estado, e que hoje inspira jovens e crianças à prática do esporte. Baía Formosa possui 26 km de praias, onde reina a pesca da albacora e outras espécies, o lazer e o turismo.

“O Rio Grande do Norte faz, merecidamente, essa homenagem ao Ítalo, um garoto que nasceu aqui em Baía Formosa, com família de origem humilde, mas que não desistiu de lutar pelos seus sonhos, e chegar aonde ele chegou sem esquecer de suas origens. Ele é fonte de inspiração para essa garotada”, disse a governadora Fátima Bezerra, agradecendo também ao artista plástico Guaraci Gabriel.

A ação foi facilitada pela Secretaria de Turismo do Estado e Fundação José Augusto, que articulou o contato com o artista. A escultura é uma doação e homenagem do próprio Guaraci, que resolveu prestigiar o atleta após a conquista do título olímpico. Foi fixada na orla Baía-formosense, medindo 5 metros de altura e mais de um metro de largura, tendo sido confeccionada em chapa de ferro maciço de 10 milímetros. Guaraci recebeu doação do material para a obra da J. Patrício Metais, de Mossoró.

Atleta ganhou no Japão o primeiro ouro no surfe na história das olimpíadas. — Foto: Raiane Miranda/ASSECOM-RN

O artista, que costuma fazer cruzamentos das suas obras com fatos, personalidades e obras históricas, inspirou-se em imagens de Netuno, deus romano do mar, por sua vez inspirado em Poseidon, deus do mar na Grécia, onde nasceram as Olimpíadas há quase três milênios.

No início de 2021, Ítalo anunciou a criação de um Instituto para atender crianças de Baía Formosa que, segundo a família, tem previsão para ser inaugurado este ano. A prática do surfe, que sempre foi cultivada entre os moradores do município de pouco mais de nove mil habitantes, ganhou força após o estímulo do nativo que chegou ao topo do pódio. O surfista de 27 anos também é atual campeão do mundo pela WSL – Liga Mundial do Surfe.

Presente durante a homenagem, Ítalo agradeceu sua família e amigos pelo apoio tanto nas vitórias quanto nas derrotas, e desabafou: “sempre recebi o apoio de minha família, e isso foi minha motivação para continuar acreditando. As pessoas deveriam valorizar mais os atletas”. E acrescentou: “Eu adoro fazer minhas malas e viajar o mundo inteiro, mas pra mim o que vale é a cidade onde nasci e cresci, sempre sinto saudades”.

Atleta ganhou no Japão o primeiro ouro no surfe na história das olimpíadas. — Foto: Raiane Miranda/ASSECOM-RN

O surfista recebeu das mãos da governadora o Kit do “Visite o Rio Grande do Norte”, campanha que impulsiona a retomada do turismo no estado, fruto da articulação política feita pela Secretaria do Turismo do RN e da Emprotur, com apoio do trade turístico para ajudar no fomento e interiorização do turismo potiguar.

De hoje até domingo (16), além da inauguração da escultura do surfista da cidade, Baía Formosa comemora o ouro olímpico de Ítalo com uma competição de surfe, shows musicais, disputas de pranchões e pranchinhas na praia do Pontal, com a promessa de fazer o verão do Rio Grande do Norte ficar ainda mais atraente.

Esta será a 1º edição do BF MUSIC LONG FESTIVAL, criado para inaugurar a escultura do atleta formosense. Os três dias de comemorações terão como atrações Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Joseph Cardin e DJ Kali nesta sexta-feira, e, no sábado, Victor Bezerra, Jeff Lui, DJ Kali e DJ Alexandre.

Também estiveram presentes o vice-governador Antenor Roberto; a prefeita de Baía Formosa, Camila Melo; o ex-prefeito e atual secretário municipal de administração de Baía Formosa, Nivaldo Melo; a secretária de turismo, Ana Costa; Fábio Henrique, da Fundação José Augusto; a coordenadora de promoção à saúde da Sesap, Teresa Freire; a diretora da Agência de Fomentos do RN, Márcia Maia; Hugo Manso, representando o IFRN; representantes do Fecomércio; Júnior Câmara, presidente do Sindetur-RN; Mariana Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes; e a Associação Elas Podem-RN.