Bairros da cidade de Caicó ficam alagados após chuvas; veja vídeo

Um dos pontos mais atingidos foi o bairro Paraíba, onde choveu mais de 60 mm na quarta-feira (12). — Foto: Redes Sociais

Por g1 RN — Pelo menos quatro bairros da cidade de Caicó, na região Seridó potiguar, registraram pontos de alagamentos após uma forte chuva que atingiu o município nessa quarta-feira (12). A prefeitura confirmou que na manhã desta quinta-feira (13), que a água já havia escoado.

Um dos pontos mais atingidos foi o bairro Paraíba, onde funciona o Campus Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) no município. De acordo com a prefeitura, choveu 63 mm na região.

A diretora da unidade, Shirlene Mafra, informou que durante o período de chuvas o Campus é afetado pelos alagamentos.

“Houve prejuízos na parte elétrica, forro e áreas de aparelhos de ar condicionado e alguns equipamentos que foram danificados . É preciso fazer uma revisão geral e retelhamento no Campus, laboratórios e nas clínicas Odontológicas”, contou a diretora.

Ela informou que já existe um processo licitatório na UERN para resolver esse problema de drenagem, retelhamento no Campus e calçamento dessa área com acúmulo de água.

No bairro João 23 foram registrados 70 mm de chuvas, de acordo com o município. Também houve alagamentos no bairro Passagem Molhada e no Centro da cidade.

 
O pluviômetro da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), marcou 27,6 mm nessa quarta-feira (12), em Caicó.

O equipamento está instalados na região do açude Itans. Segundo a Emparn, a média esperada para todo mês de janeiro no município é de 29,8 mm.

A Coordenadora de Proteção e Defesa Civil, Orquídea Costa, informou que o órgão está realizando um levantamento dos problemas para criar um cronograma de ações emergenciais e atender a população.

“A cidade possui muitas áreas baixas e residências construídas às margens de nossos rios e próximo a riachos, e isso influencia inteiramente na ocorrência de alagamentos. Nos próximos dias, serão incluídas equipes de plantão para que possa atender os chamados que por ventura possam surgir no decorrer do período de chuvas na cidade”, informou a coordenadora.

Ela disse ainda que a Defesa Civil do município está sem telefone para contato no momento e que esse problema também será solucionado nos próximos dias.

Alagamento em Caicó, RN — Foto: Reprodução