Nova variante do coronavírus, chamada IHU, é encontrada na França

A variante IHU já foi detectada em 12 pacientes na França. — Foto: Joseph Prezioso/AFP

Por Diário do Nordeste e AFP — A variante do coronavírus B.1.640.2 foi encontrada na França, segundo informaram especialistas nesta terça-feira (4). Os pesquisadores pontuaram que a nova cepa deve ser observada de perto, mas ainda não há risco iminente.

“Devemos observá-la, como fazemos com outras variantes, mas não há razão para nos preocuparmos particularmente com essa”, comentou Richard Neher, especialista em variantes de vírus da Universidade de Basel, na Suíça, em entrevista para a agência de notícias alemã DPA.

Eric Feigl-Ding, epidemiologista norte-americano, compartilhou no Twitter que “duvida que ela [a nova variante] prevalecerá sobre a Ômicron ou a Delta”.

A França já reportou 12 casos dessa variante, também conhecida como IHU.

MUTAÇÕES

Segundo a agência DW, a B.1.640.2 possui mutações na proteína spike, fato observado também na Ômicron. A spike é a via de ligação do vírus às células e também alvo de vacinas. Mutações nesse componente podem ser perigosas.

A cepa possui 46 mutações e 37 alterações cromossômicas. No entanto, como a variante ainda “parece não ter se difundido”, o alerta vermelho ainda não foi aceso.

A variante B.1.640.2 faz parte de uma família de variantes que está no radar da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o último mês de novembro.

RECORDE DE CASOS NA FRANÇA

As autoridades de saúde francesas relataram nesta terça-feira (4) um recorde de mais de 270 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.

No total, 271.686 casos foram registrados em 24 horas, segundo dados divulgados pela organização de saúde pública Santé Publique France.

Horas antes, o ministro da Saúde, Olivier Véran, adiantou ao Parlamento que esse número seria “provavelmente perto de 300.000 infecções em 24 horas”.

O governo francês vem alertando há semanas que a variante ômicron circula ativamente pelo país. No final de dezembro, a França registrou pouco mais de 230 mil novos casos de Covid-19 em um dia.

Embora sua letalidade pareça mais fraca em comparação com a variante delta, que há meses domina o panorama epidemiológico da pandemia mundial, a variante ômicron é altamente contagiosa.