Tem início hoje (30), a tradicional Festa dos Negros do Rosário em Jardim do Seridó

No sábado, dia 1º de janeiro, às 16 horas, ocorrerá missa de encerramento da Festa. — Foto: © Arquivo/Blog A Fonte

Ocorrerá a partir desta quinta-feira, dia 30 de dezembro, a mais antiga manifestação da religiosidade popular de Jardim do Seridó: A Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, uma tradição desde 1863 que teve sua origem na escravidão e na busca pela liberdade. A programação religiosa e social acontecerá até o próximo sábado, dia 1º de janeiro de 2022.

A abertura será às 18 horas com Recitação do Rosário da Virgem Maria na Casa do Rosário. Logo depois, procissão para a Igreja Matriz com as venerandas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, onde haverá hasteamento dos Estandartes, palavras de abertura da Festa e Celebração em honra de São Sebastião. Noite dedicada a Irmandade do Rosário da Comunidade Rural Boa Vista dos Negros de Parelhas-RN.

No sábado, dia 1º de janeiro, Dia Santo de Guarda, às 16 horas, missa de encerramento da festa. Em seguida, ocorrerá procissão pelas ruas e avenidas da cidade, conduzindo as ditosas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário. Ao chegar à Matriz, palavras de agradecimento, arreamento dos estandes e Coroação dos novos Rei e Rainha do Rosário 2022.

Irmandade dos Negros do Rosário

A Irmandade dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó é um Patrimônio Vivo do Povo Jardinense, desde 1863. Trata-se de uma tradição há 158 anos. Durante o período festivo, os Negros do Rosário saem às ruas cantando e dançando com seus espontões, tambores, caixas e pífaros. Essa manifestação torna a Festa um diferencial com a presença dos grupos de Jardim do Seridó e os da Boa Vista – município de Parelhas.