Policial militar do RN é punido com 11 dias de detenção por enviar ‘nudes’ a mulher pelas redes sociais

Segundo resultado de sindicância, imagens levam a crer que homem fez imagens em ambiente militar e com parte do fardamento. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Por g1 RN — Um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte deverá ser punido com 11 dias de detenção por ter usado suas redes sociais para enviar “nudes” a uma mulher, que denunciou o caso à corporação.

Segundo o resultado de sindicância publicado no Boletim Geral da PM da última segunda-feira (27), e ao qual o g1 teve acesso, as informações prestadas pela denunciante e as mensagens de texto e vídeos anexos ao processo levam a crer que o militar usou um ambiente militar, “inclusive com parte do fardamento, para praticar atos obscenos através das redes sociais”.

As mensagens teriam sido enviadas pelo sargento entre os anos de 2018 e 2019. Durante a sindicância, o militar também foi investigado por fazer ameaças indiretas a um subordinado pelas redes sociais.

A defesa do sargento, feita por um capitão da PM, alegou que não existem “provas materiais robustas, concretas e irrefutáveis” de que o militar tenha cometido ameaça ou assédio contra a denunciante e considerou que o fato de conversarem por aplicativos de redes sociais indica que ambos consentiam em participar das conversas.

O defensor ainda declarou que, quando um dos envolvidos na conversa não quer, tem a opção de bloquear o interlocutor indesejado pelos aplicativos.

Porém, o oficial encarregado da sindicância concluiu que o sargento praticou ato que atenta aos padrões de conduta na PMRN e “deverá ser punido à luz da legislação castrense, observando a existência de indícios de crime”.

O militar foi enquadrado por concorrer para a discórdia ou desarmonia ou cultivar inimizade entre camaradas; procurar desacreditar seu igual ou subordinado; ofender, provocar ou desafiar seu igual ou subordinado; e ofender a moral por atos, gestos ou palavras.

“Restou configurada transgressão disciplinar, conforme arquivo de mídia anexo (…) enviado a comunicante via rede social WhatsApp onde aparece expondo partes intimas. Atitude incompatível para um policial militar e que contraria a disciplina e normas regulamentares devendo ser responsabilizado com devida sanção”, considerou o tenente responsável pela apuração.