‘Vidro no pulmão’: especialista explica doença contraída por Zé Neto que é atribuída ao uso de cigarro eletrônico

Cantor sertanejo publicou nas redes sociais que está terminando tratamento para doença pulmonar, mas que está bem — Foto: Reprodução

Por Heloísa Casonato, g1 Rio Preto e Araçatuba — O cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, foi diagnosticado com uma doença pulmonar que ele atribui ao uso de cigarro eletrônico.

Segundo a assessoria de imprensa do cantor, Zé Neto apresenta “foco de vidro no pulmão”, que causa falta de ar para cantar.

O sertanejo teve uma alteração na tomografia chamada de vidro fosco. O g1 conversou com o médico pneumologista Rafael Musolino, de São José do Rio Preto (SP), que explicou sobre suas possíveis causas, o diagnóstico e os sintomas.

“Vidro fosco é uma alteração vista na tomografia de tórax. É uma alteração que aparece secundária a alguma inflamação pulmonar. Ela pode ser causada por uma infecção, como a Covid, e pode ser secundária a alguma agressão ao pulmão, como o uso do cigarro eletrônico”, explica.

Segundo o especialista, o tratamento da doença depende da causa. No caso do cantor Zé Neto, ele atribuiu o foco de vidro ao uso de cigarro eletrônico, de acordo com um vídeo publicado nas redes sociais na madrugada de quarta-feira (22).

“De maneira geral o cigarro eletrônico contém nicotina e outras substâncias na sua composição. O uso excessivo no curto prazo pode causar inflamação pulmonar. A longo prazo pode causar asma, bronquite, inflamação. Existem algumas substâncias, como metais pesados, que podem aumentar o risco de câncer”, afirma.

O pneumologista afirma que o usuário pode desenvolver o vício e apresentar tosse, cansaço e dificuldade para respirar. Também é possível que desenvolva pneumonite, asma e bronquite.

“Possivelmente até câncer, no caso do uso a longo prazo. Mas não se tem uma certeza ainda, já que a droga é nova.”

Apesar do diagnóstico, a assessoria de imprensa do cantor afirmou que o caso dele não é grave e nenhum show precisou ser adiado ou cancelado.

“Está tudo bem e realmente passei por problema sério no pulmão devido ao cigarro eletrônico. Quem mexe com essa bosta, para com isso porque faz mal. Obrigada por quem rezou por mim, desejaram coisas boas por mim. Está tudo bem”, disse o cantor na internet.

Venda proibida

Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), nome técnico dado aos cigarros eletrônicos, têm a venda proibida no Brasil desde 2009. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde então o cigarro eletrônico tem sido objeto de estudos para que seja medido seu impacto à saúde. “Até o momento, ainda restam incertezas e controversas relativas ao uso e aos riscos atribuídos a esses dispositivos”, diz o órgão.

A regulação destes dispositivos ainda está em fase de discussão e tem previsão para ser concluída até 2023.

Dupla teve Covid-19

Além do cigarro eletrônico, a Covid-19 também pode causar foco de vidro no pulmão.

Em junho de 2020, Zé Neto testou positivo para a doença. Ele fez teste de coronavírus no Hospital de Base de Rio Preto, após apresentar tosse, espirro e febre.

Durante o isolamento, Zé Neto publicou um vídeo nas redes sociais agradecendo pelo apoio que recebeu e pediu para que as pessoas respeitassem as orientações de prevenção à doença.

O parceiro de palco, Cristiano, também teve a confirmação para a doença, mas em 21 de março deste ano. Ele precisou ser internado no Hospital de Base para o tratamento e recebeu alta no dia 27 do mesmo mês.