Inscrições para o Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil encerram nesta sexta-feira

Concurso tem parceria com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e incentiva cantores líricos do país. — Foto: Divulgação

Concurso Internacional de Canto Linus Lerner, em parceria com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico 2021, promove a Edição Brasil e segue com inscrições até esta sexta-feira (10), às 18h pelo site www.osrn.com.br. Realizado integralmente em meio virtual, o anúncio do resultado acontece no dia 23 de dezembro nas redes sociais da OSRN (@rnsinfonica).

Criado para apoiar e incentivar talentos brasileiros, entre 18 a 35 anos, nascidos ou naturalizados no Brasil, residentes ou não no país, os prêmios se dividem nas categorias: Juri OficialMenção HonrosaIncentivo ArtísticoRevelação Juvenil e Voto Popular. No total, são 26,5 mil reais distribuídos entre 14 prêmios aos vencedores das categorias em destaque.

O evento ocorre pela segunda vez no país e tem enorme contribuição para a ópera nacional. A Edição Brasil é um desdobramento do 6º Concurso Internacional de Canto Linus Lerner realizado pelo Festival de Ópera de Sín Limites (México) em parceria com Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO). As edições anteriores do concurso receberam mais de 630 inscrições oriundas de 24 países e premiou cantoras e cantores que lograram carreiras internacionais.

Concurso tem parceria com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e incentiva cantores líricos do país. — Foto: Divulgação

O maestro, Linus Lerner, é um incentivador da ópera e efetua há anos um trabalho em prol do desenvolvimento de cantoras e cantores líricos em países distintos, principalmente no México, por meio do concurso de canto e programas de classes e masterclasses. Por essa trajetória, o concurso recebe o nome Linus Lerner, que também garante a participação ativa de diversos patrocinadores advindos, na maioria, da SASO e de artistas de vários países que creditam expectativas positivas na capacidade filantrópica e no seu desempenho como maestro e diretor artístico.

A Comissão Avaliadora é formada por profissionais da área, como cantores e pianistas com carreiras internacionais reconhecidas, críticos, diretores de cena, diretores de revistas especializadas e empresários artísticos da Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Panamá e Uruguai.

Concurso tem parceria com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e incentiva cantores líricos do país. — Foto: Divulgação

A Edição Brasil conta com o apoio financeiro da SASO, contribuições de profissionais e instituições da área artística mundial e do projeto Movimento Sinfônico da OSRN – esse, realizado através da Lei Câmara Cascudo com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto Neoenergia e Cosern, e da Lei Djalma Maranhão com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.