Parafina e Nutella são os grandes campeões do Surf Dog Festival em Natal

Cães iniciantes e veteranos se jogaram nas águas da Praia de Miami atraindo a atenção do público. — Foto: Noélia Alves

Diversão, descontração e liberdade. Cães e tutores nas águas salgadas da Praia de Miami, localizada no bairro de Areia Preta em Natal/RN, sinalizavam o início de um evento inédito. Isso mesmo! O Surf Dog Festival reuniu nesse sábado (27), amantes do surf, curiosos, turistas, cães e tutores pela primeira vez na cidade. Aberta para profissionais e estreantes, a competição recebeu de 26 inscrições, sendo 22 na categoria iniciante e quatro na veterano.

Diferente e muito atrativa, o surf com cachorros tem crescido no Brasil e conquistado novos públicos por onde passa e em Natal não foi diferente, explica a organizadora da edição. “Trazer uma competição como essa, ainda pouco conhecida pelos norte-rio-grandenses e de repente ver uma movimentação significativa na praia, é uma sensação incrível de que sim, deu certo”, expõe Jacqueline Cordeiro. Embora inédita na capital, não é a primeira vez que o Rio Grande do Norte é cenário para essa prática esportiva. Em 2017, a Praia de Pirangi (Parnamirim) recebeu cães surfistas para a primeira edição.

O Festival teve início às 14h com um bate-papo com os tutores dos campeões mundiais, Ivan Moreira (Bono – pentacampeão e recordista mundial por surfar a onda mais longa), Gilson Moraes (Maya – bicampeã mundial) e Augusto Martins (Parafina – terceiro lugar da categoria principal do mundial de Surf Dog).

Cães iniciantes e veteranos se jogaram nas águas da Praia de Miami atraindo a atenção do público. — Foto: Noélia Alves
Cães iniciantes e veteranos se jogaram nas águas da Praia de Miami atraindo a atenção do público. — Foto: Noélia Alves
Cães iniciantes e veteranos se jogaram nas águas da Praia de Miami atraindo a atenção do público. — Foto: Noélia Alves

Abrindo a disputa desse sábado, os participantes da Categoria Iniciante atraíram olhares, divertindo o público e proporcionando interação entre tutores e pets, provando que o surf é uma modalidade possível para os cães. Quem se destacou na categoria foi Nutella, surfando pela primeira vez e já alcançou título alto no pódio. “Fiquei surpreso pois só havíamos treinado, até então, na piscina. É empolgante estar entre esses campeões”, detalha o tutor Fernando Carneiro.

Em seguida, os Veteranos, com Cacau (filha de Bono), que conquistou o quarto lugar em sua estreia. Nas baterias, quem levou a melhor foi Parafina (Augusto), ocupando o primeiro lugar, em segundo Maya (Gilson) e terceiro, Bono (Ivan).  “Eu e Parafina conseguimos pegar duas boas ondas que nos permitiram estar nesse lugar do pódio. Fizemos uma apresentação muito bonita e recebemos um carinho e um acolhimento enorme dos potiguares”, comenta Augusto Martins, tutor de Parafina, campeão do Surf Dog Festival, edição Natal.

Resultado da competição em Natal/RN

Após disputas acirradas com ótimos aproveitamentos das ondas, os vencedores das categorias foram:

– Categoria Iniciantes: 1º lugar Nutella (tutor Fernando Carneiro); 2º lugar Moqueca (tutor Ivan Moreira); 3º lugar Vibe (Giovanni Lima)

– Categoria Veteranos: 1º lugar Parafina (Augusto Martins); 2º lugar Maya (Gilson Moraes); 3º lugar Bono (Ivan Moreira).

Um dos precursores da modalidade, expõe a experiência vivenciada nesse sábado. “Entre os nossos maiores objetivos é ver o envolvimento do público com o Surf Dog Festival e isso foi alcançado. Conseguimos mostrar um pouco do que é esta prática esportiva e estou muito feliz em ver coisas que amo, como é o caso do surf e dos cachorros, sendo abraçados por novos estados e públicos pelo país”, relata Ivan Moreira.

“Como médico veterinário, fico encantado em constatar tanta saúde, energia e socialização entre os animais. É uma verdadeira ciência envolvida em um evento”, comenta Dr. Tarcísio Barreto (CRMV-RN 0382) que permaneceu de plantão no local com sua equipe durante todo o Festival.

Surf Dog Festival

O Surf Dog é uma competição segura e saudável para os pets. A prancha que os cães usam é preparada com uma borracha especial para evitar que escorreguem, além dos coletes salva-vidas da Ativa Náutica. Na água, tiveram o suporte dos surfistas da Associação de Surf e Body Board da Praia de Areia Preta e Miami; na parte externa, estavam de plantão a equipe do médico veterinário, Dr. Tarcísio Barreto, referência em ortopedia, neurocirurgia e especialista na ciência da longevidade animal.

Confira a cobertura completa do evento no canal do YouTube do Programa Petzoo https://www.youtube.com/watch?v=bFVIvUFlSI8 que contou com comentários do biólogo e especialista em comportamento animal, Renato Costa.

O Surf Dog Festival, em Natal, teve o patrocínio da Ativa Náutica (@ativanauticacoletes) e apoio da Emprotur – Governo do Rio Grande do Norte (@visiteriograndedonorte), Simparic (@racadistribuidora), Dr. Tarcísio Barreto (@drtarcisiobarreto), Tribo do Açaí Natal (@tribodoacainatal), Vereador Robson Carvalho (@robsoncarvalhorn); e realização do Programa PetZoo (@programapetzoo).

Acompanhe, siga e compartilhe o Surf Dog Festival no @surfdogfestival