Unale: Gestores da ALRN participam de painel sobre Planejamento e Estratégias Digitais

O evento faz parte do primeiro dia da 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) — Foto: João Gilberto

A Rede Nacional de Governança e Gestão (Regov) da Unale apresentou, nesta quarta-feira (24), iniciativas de planejamento e estratégias digitais legislativas para servidores da área de Planejamento e Gestão, diretores-gerais e secretários-gerais de Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais do Brasil. O evento faz parte do primeiro dia da 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) e contou com a participação do diretor de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Mário Sérgio Gurgel, que compôs a mesa do painel.

Apresentando os sistemas de tecnologia desenvolvidos pelo setor e implementados na ALRN, o diretor destacou o processo de modernização e economicidade que a Casa vem vivenciando nos últimos anos. “De forma geral, todo o trabalho de modernização do Legislativo Norte-rio- grandense vem proporcionando economia, transparência, celeridade e eficiência às atividades parlamentares. E isso reflete nos números recordes que a Assembleia tem alcançado ano a ano, mesmo diante da Pandemia”, disse Mario Sérgio.

Dentre os sistemas apresentados pelo diretor, destaque para o e-Legis, ferramenta desenvolvida pela Casa para gerenciar todo o ciclo do processo legislativo. “Tornando-o totalmente eletrônico, desde a concepção das proposições nos gabinetes parlamentares até a sua votação em Plenário”, explicou Mario Sérgio. A ferramenta concorre, inclusive, ao prêmio da Unale na categoria ‘gestão’.

A 24ª Conferência Nacional da Unale (CNLE) acontece, este ano, de forma híbrida nos dias 24, 25 e 26 de novembro com o tema “Redesenhando os caminhos do Parlamento”. A expectativa de participação é de cerca de 30 mil pessoas, configurando-se como o maior encontro legislativo da América Latina.

Além de Mário Sérgio, também acompanharam a atividade o deputado Gustavo Carvalho (PSDB), representando os parlamentares potiguares; a diretora-administrativa da ALRN, Dulcinea Brandão; o diretor de Políticas Complementares da Casa, Ricardo Fonseca; do coordenador de Desenvolvimento de Sistemas Berg Freire; a assessora técnica da Diretoria Geral, Simone Leal; o assessor de Planejamento Américo Maia e a coordenadora de Relações Públicas, Juliana Marinho.

A atividade contou ainda com apresentações presenciais da chefe da assessoria de gestão de projetos da Câmara dos Deputados, Maria Raquel Melo, e do diretor de planejamento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Alaor Marques, além de participações remotas.