Cerimonial da Assembleia Legislativa participa de Conferência Nacional da Unale

O evento da Unale começou nesta quarta-feira (24) e segue até sexta-feira (26). — Foto: João Gilberto

Os servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte estão participando de encontros das entidades legislativas na 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Campo Grande (MS). O evento começou nesta quarta-feira (24) e segue até sexta-feira (26). O cerimonial da Casa, representado pela Coordenadora de Relações Públicas, Juliana Marinho; pela servidora Arlinda Brito e pela Chefe de Divisão de Cerimonial, Zuleide Gonçalves – que participa remotamente – também está presenta na reunião da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE).

“Participar da Conferência nos permite reciclar e trocar conhecimentos com outros profissionais de forma a padronizar os procedimentos usados nas solenidades que acontecem nas Assembleias do País”, disse Juliana Marinho.

A ABCLE abordou a história do Mestre de Cerimônia, na idade média, moderna e contemporânea, comparando com a “modernidade” e falou sobre a importância da qualificação desse profissional. Além disso, também foi destacada a importância da elaboração bem feita de um roteiro, a pontuação correta e sua leitura. Na ocasião, os participantes também esclareceram dúvidas sobre precedência e nomenclaturas oficiais.

A Associação destina-se a congregar os representantes dos Cerimoniais dos Poderes Legislativos Estaduais, tendo por finalidade promover a integração e o fortalecimento do intercâmbio de informações entre os Cerimoniais dos Legislativos, objetivando a padronização de procedimentos; participar na estruturação e na organização de eventos promovidos pela UNALE; promover apoio consultivo a seus associados e participar de ações com as entidades vinculadas ao Poder Legislativo.

Ao final do evento, foi realizada a eleição da nova diretoria da ABCLE, que terá Zuleide Gonçalves como uma das integrantes.