Cacau Surf Dog estreia no cenário esportivo em Natal

Filha do Pentacampeão Mundial Bono Surf Dog participa junto com o pai no Surf Dog Festival em Natal. — Foto: Divulgação

No dia 27 de novembro, a partir das 14h, a Cacau Surf Dog, filha do pentacampeão mundial de surf dog, o labrador Bono Surf Dog, estreia na cena do surfe brasileiro. Será na segunda edição do Surf Dog Festival, que dessa vez vai reunir dezenas de cães de várias partes do país na Praia de Miami (Areia Preta), conhecida como a praia dos surfistas, em Natal.

O amor pelo esporte, a Cacau herdou do pai.” Foi tudo bem natural. Aos três meses de idade ela começou a ir para a praia quando eu ia surfar com o Bono e já queria subir em cima da prancha. No início era difícil segurar a pequena”, conta Ivan Moreira, empresário, esportista e tutor do Bono e da Cacau. Percebendo essa vontade dela, com o auxílio de um amigo adestrador resolveram começar a brincadeira. “Foi tudo feito gradativamente e com muita calma para a Cacau ir curtindo e se familiarizando com o mar. E foi aos seis meses que a herdeira do Bono surfou junto com o pai sua primeira onda em Búzios, onde moram”.

A expectativa para o primeiro campeonato da Cacau é grande. Ela irá surfar em três categorias:  dividindo a prancha com o pai Bono, com o Ivan e com os dois ao mesmo tempo. Será a primeira vez que um surfista vai surfar com dois cães na mesma prancha. Mais um marco na história dessa família, que além de ter o título de pentacampeão mundial de surf dog com o Bono é detentora de um feito que foi parar no Guinness Book com a onda mais longa surfada na pororoca do Rio Amazonas por um surfista e seu cão. Foram 10k e 410 metros, em um tempo de 33 minutos e 7 segundos.

Filha do Pentacampeão Mundial Bono Surf Dog participa junto com o pai no Surf Dog Festival em Natal. — Foto: Divulgação

O Surf Dog é uma prática muito comum nos Estados Unidos. Esse novo nicho de mercado cresceu muito nas últimas décadas e ganhou destaque na economia brasileira, criando uma variedade de produtos e ações diferenciadas que alavancaram o setor. Uma delas está ligada à área esportiva, com a participação dos cães e seus donos em competições criadas exclusivamente para essa categoria.

Natal foi escolhida porque as praias estão liberadas para os cachorros. O Programa Petzoo foi o responsável pelo projeto de Lei que derrubou uma lei que proibia cachorro na praia e criou outra que permite cachorro nas praias da capital – projeto foi elaborado com o então vereador Sandro Pimentel, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Álvaro Dias.

Qualquer cão saudável poderá participar. Ao fazer a inscrição, o responsável assinará um termo autorizando o cão a participar do evento e as inscrições serão abertas a partir de 01 de novembro, através do site www.programapetzoo.com.br

Filha do Pentacampeão Mundial Bono Surf Dog participa junto com o pai no Surf Dog Festival em Natal. — Foto: Divulgação

BONO SURF DOG

Com 11 anos de idade, o Labrador chocolate Bono Surf Dog (@bonosurfdog) é pentacampeão mundial de surf dog e campeão brasileiro. Primeiro influenciador pet da marca BMW possui 232 mil seguidores no Instagram, 105k no Tik Tok e um canal no YouTube de sucesso com 3,73 mil inscritos. Bono também faz trabalho voluntário, está no Guinness Book, além de ter uma série no canal Off, onde é o protagonista – “Bono, o Cão Surfista”.

Tudo começou aos cinco meses de idade, quando seu dono, o empresário Ivan Moreira comprou uma prancha de SUP e o colocou em cima. O Cão amou e começaram a remar juntos. Com o tempo, Ivan se sentiu seguro para descer com o amigo de quatro patas as primeiras ondas e viu que ele estava curtindo.  Nascia então uma inusitada dupla de atletas de sucesso que além das ondas do Leblon, quintal de casa da dupla, iria ganhar o mundo.

O trabalho voluntário também faz parte da rotina da dupla. Pelo menos uma vez por mês, Bono e Ivan passam o dia com as crianças em tratamento contra o câncer, na Casa Ronald Mc Donald e na Obra do Berço, na Lagoa.

Desde setembro a Surf Dog Family (Ivan, Camila, Bono, Cacau, Bali e Moqueca) estão realizando o sonho de viajar todos juntos pelo Brasil de carro. Irão percorrer 10 mil km de carro pelos picos de onda e lugares mais paradisíacos do Brasil, que antes nunca haviam explorado juntos. Além de vivenciar a cultura de cada local e os projetos sociais e ambientais, irão mostrar os melhores lugares pet friendly, onde é possível curtir com seu pet. A família também está acompanhada de uma equipe do Canal Off que está gravando a segunda temporada do programa “Bono, o Cão Surfistas”, com previsão de estreia para 2022.

SERVIÇO:

O que: Surf Dog Festival
Quando: 27/11
Onde: Praia de Miami – Natal
Hora: 14h
Evento inédito na capital