Águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco já estão na Paraíba

Recurso hídrico já está no reservatório Boa Vista, de onde virá para o Rio Grande do Norte. — Foto: Adalberto Marques/MDR

As águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco já estão no estado da Paraíba. Na última quarta-feira (20), o recurso hídrico chegou ao reservatório de Morros e, nesta sexta-feira (22), ao Reservatório Boa Vista, de onde partirá para a Barragem Engenheiro Avidos e, posteriormente, para o Rio Piranhas-Açu, entrando na sequência no estado do Rio Grande do Norte.

“Isso demonstra o trabalho sério de um governo comprometido com o bem-estar da população”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Em breve, as águas do Velho Chico chegarão ao último estado no Nordeste Setentrional, que é o Rio Grande do Norte”, comemora.

Nessa quinta-feira (21), o ministro visitou as obras de recuperação e modernização da Barragem Engenheiro Avidos, em Cajazeiras (PB), e do Reservatório Caiçara, em São José de Piranhas (PB), onde termina o Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco e se inicia o Ramal do Apodi. Essas estruturas são as portas de entrada das águas do Rio São Francisco para o estado do Rio Grande do Norte.

A Barragem Engenheiro Avidos é o último dos reservatórios estratégicos que receberão as águas do Projeto São Francisco. Essas obras contam com R$ 17,6 milhões em investimentos federais e estão sendo executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). “Engenheiro Avidos é o pulmão que vai eternizar o rio Piranhas-Açu e permitir que a água escoe para o Rio Grande do Norte”, explica Marinho.

O ministro também acompanhou os avanços das obras do Ramal do Apodi, estrutura determinante para que as águas cheguem ao oeste do Rio Grande do Norte, beneficiando 32 municípios da região. “O trecho que visitamos hoje será revestido até Major Sales. De lá, as águas chegarão até o Açude Angicos, em José da Penha, e a partir dali vão trilhar o Rio Apodi, em Mossoró, levando água para toda a região oeste do estado”, informa.

Projeto de Integração do Rio São Francisco

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem como objetivo levar água de qualidade para 12 milhões de brasileiros de 390 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O empreendimento hídrico é composto por dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros de extensão, e Leste, com 217 quilômetros. As estruturas captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. Após a conclusão, a expectativa é que esse eixo garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.