Eventos têm entrada gratuita, apresentações culturais e praça gastronômica. — Foto: Canindé Soares

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lucas Dutra, concedeu entrevista a radialista Suerda Medeiros, na Rádio Rural 102.7 FM, em Caicó, na manhã desta segunda-feira (13). O titular da pasta respondeu sobre ações da secretaria.

Lucas Dutra elencou as dificuldades encontradas no início do ano, momento em que assumiu o cargo e se deparou com um cenário desolador: “a frota de veículos estava completamente sucateada, mas a gestão tem feito o possível pra contornar a situação”, afirmou. Mesmo diante dos empecilhos, o corte de terra pôde ser realizado a tempo do período chuvoso no sertão.

O secretário também destacou a ensilagem, processo de corte da forragem: “o processo de ensilagem é de extrema importância para os produtores, pois essa é a forma mais correta e barata para armazenar comida para os animais para a época mais seca”, disse.

Com relação ao abastecimento de água para as comunidades rurais, Lucas garantiu que o fornecimento está sendo distribuído pelo setor responsável da pasta com o auxílio do 1º Batalhão de Engenharia e Construção, através da Operação Carro-Pipa: “a baixa incidência de chuvas na região diminui a reserva de água nas comunidades e estamos trabalhando para atender toda a demanda”, falou.

Já no tocante a recuperação de estradas pela zona rural, o secretário não escondeu que o maior desafio é o maquinário escasso: “no momento, duas frentes seguem sendo revitalizadas: nas adjacências do Samanaú até o sítio Batentes e a interligação de Nova Olinda com a Barra da Espingarda pela lateral do açude Itans”, relatou.

Por fim, Lucas Dutra falou sobre a abertura da Feira do Gado no Parque de Exposições Agropecuárias Monsenhor Walfredo Gurgel: “Foram 40 dias ininterruptos de trabalho para que pudéssemos consolidar a transferência da tradicional feira, que tem tendência de crescimento em virtude destas novas instalações”, concluiu.