Manifestantes protestam contra Bolsonaro e crise política neste 7 de setembro

Manifestantes protestam contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido) no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo, na tarde desta terça- feira, 7 de setembro de 2021 — Foto: TABA BENEDICTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Por G1 — Protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a escalada da crise institucional e econômica no país marcam o feriado da Independência no Brasil nesta terça-feira (7). Até às 17h50, 21 capitais registram protestos. Manifestantes a favor de Bolsonaro e do voto impresso também saem às ruas do país neste feriado.

Manifestantes e membros do ato “Grito dos Excluídos”, que acontece anualmente no feriado da Independência de 7 de Setembro, se reúnem no Anhangabaú, no Centro de São Paulo, para protestar contra o governo Bolsonaro. O ato conta com a participação de centrais sindicais, partidos de esquerda como o PT e o PSOL, e movimentos populares.

Atos contrários ao governo federal e com cartazes escritos “genocida”, em referência à condução da pandemia de coronavírus por Bolsonaro, também ocorreram em Campinas e Bauru. Em Mogi das Cruzes, o Grito dos Excluídos reuniu membros em uma missa e realizou atos contra o governo.

Em Brasília, representantes de movimentos estudantis, partidos de esquerda, sindicatos e representantes de povos indígenas estão reunidos na Torre de TV para protestar contra Bolsonaro, contra as pautas ambientais do governo e contra a gestão da pandemia, entre outros temas.

Vestidos de preto e vermelho, os ativistas carregam faixas com dizeres como “fora Bolsonaro” e “impeachment já” e escreveram no chão: “feijão sim; fuzil, não”.

Locais A favor Contra
Capitais 27 21
Estados* 27 25
Cidades** 167 72