68 fósseis roubados no Ceará são encontrados com padre investigado por roubo no RN

O material histórico estava com o pároco no município de Currais Novos, onde ele atuava na Capela Santa Tereza D'Ávila — Foto: Reprodução

Por G1 CE — 68 fósseis da região do Cariri, no Ceará, foram encontrados na casa de um padre investigado por roubo de artigos religiosos de uma igreja no Rio Grande do Norte. O material histórico estava com o pároco no município de Currais Novos, onde ele atuava na Capela Santa Tereza D’Ávila.

Os fósseis foram encontrados durante o cumprimento de mandados de prisão contra o padre, e encaminhados à Polícia Federal. A Universidade Regional do Cariri já emitiu ofício à PF solicitando a posse do material.

O padre, que pertencente à Diocese de Humaitá, no Amazonas, foi afastado das funções sacerdotais e administrativas, além de ter sido revogada a permissão para celebrar missas no Rio Grande do Norte. Além disso, a Polícia Civil potiguar, por meio da Delegacia de Currais Novos, instaurou um inquérito policial para apurar o desaparecimento dos objetos da igreja.

Sumiço de objetos religiosos

A Polícia Civil do RN informou que a administradora da capela, em março deste ano, percebeu a ausência de um crucifixo de duas faces e pediu que um dos funcionários realizasse uma busca. Durante a procura, foi constatado que outros objetos haviam sumido, dentre os quais:

Seis castiçais;
Dois jarros de prata;
Um missal em latim;
Um véu de ombro;
Quatro toalhas de altar.

Além da subtração dos objetos, outros foram substituídos por um de qualidade inferior, como três batinas e um ostensório. Com a apuração, foi constatado que um padre que costumava ir até o local realizar orações e tinha acesso às chaves não compareceu mais ao distrito após o desaparecimento dos objetos.

Até a prisão, o suspeito estava exercendo atividades em uma igreja em Natal, no Bairro Cidade Alta. Após o ocorrido, uma testemunha informou que, acompanhando as transmissões das missas desta nova paróquia do padre, percebeu que alguns objetos utilizados na celebração eram os que haviam sido levados da capela.