Tremor de terra é registrado em município no interior do RN

O LabSis/UFRN permanece monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país e do estado do Rio Grande do Norte em tempo real — Foto: Reprodução

Nessa terça-feira (17), às 15h26 UTC (12h26, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.5 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Pedra Preta(distante 149 km de Natal), no estado do Rio Grande do Norte. O último evento registrado no estado ocorreu no dia 09/08, às 19h48 UTC, no município de Caraúbas. O evento, que foi sentido por diversos moradores da região, teve sua magnitude preliminar calculada em 1.9 mR. Anteriormente, também no mês de agosto (02/08), outro evento, desta vez de magnitude preliminar 1.5 mR, foi escutado por uma moradora da localidade de Miranda, também no município de Caraúbas.

No dia 14 de julho, o Laboratório Sismológico da UFRN, juntamente com a Prefeitura do município de Caraúbas/RN, e a Defesa Civil municipal, instalou uma estação sismográfica no município. O objetivo da ação é estudar e mapear a atividade sísmica recente que vem ocorrendo na região. A prefeitura contribuiu com a infraestrutura local (instalação física no local), assim como a segurança do local e o fornecimento da conexão, para que o LabSis consiga, em tempo real, analisar mais rapidamente os eventos que venham a ocorrer na região.

O LabSis/UFRN permanece monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país e do estado do Rio Grande do Norte em tempo real.