Internações por Covid em UTIs caem pela metade em um mês no RN

Os dados estão no sistema Regula RN. — Foto: Sandro Menezes

A internações por Covid em UTIs públicas caíram 54% no período de um mês no Rio Grande do Norte. Os dados estão no sistema Regula RN, que monitora a rede de assistência em todo o estado desde o início da pandemia.

No dia 11 de julho, o estado tinha 213 pessoas internadas em leitos críticos nos hospitais com Covid. Na última quarta-feira (11), dia mais recente com o relatório fechado no sistema, o Regula RN registrava 96 pacientes.

Atualmente, o Regula RN indica que o estado tem 31% de ocupação dos leitos críticos de Covid, tendo a Região Seridó na situação mais tranquila, com 11%.

Em um relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), que foi publicado nesta quinta-feira (12), os cientistas apontam a relação direta dessa redução com a vacinação.

“É possível identificar a eficácia da imunização, pois demonstra a redução das internações dos idosos em relação à população não-idosa. E agora mais recentemente, com a imunização da população não idosa, já é possível verificar que não há mais diferença entre as internações para esses dois grupos na população”, explica o relatório.

Apesar da melhora nos índices, o relatório reforça a necessidade de acelerar o processo de vacinação neste momento. “É preciso pressionar o Ministério da Saúde para ampliar o envio de remessas de vacinas para os estados, a fim de acelerar o processo de imunização no estado. Somente desta forma será possível promover o bloqueio vacinal da disseminação do Sars-CoV-2 e mitigar o desenvolvimento de novas potenciais variantes”, cita o documento.

“Paralelamente, é necessário reforçar a vigilância em saúde nos portos, nos aeroportos e nas rodovias federais para conter/retardar a introdução das outras variantes anteriormente identificadas no estado”.

Perfil das internações

Durante boa parte da pandemia, os idosos representaram o grupo com mais internados. Desde de maio deste ano, com a conclusão do ciclo vacinal de boa parte das pessoas acima de 60 anos, esse número tem reduzido e chegou a ser de 26% – sendo os outros 74% de não-idosos.

No atual momento, o que ocorre é também a queda de internações das pessoas abaixo de 60 anos.

Por G1 RN