Femptur e Fórum seguirão rígidos protocolos de biossegurança, como foi o caso no ano passado, quando se realizaram em novembro — Foto: Assessoria

O pavilhão Nísia Floresta, do Centro de Convenções de Natal, receberá, em nos dias 17 e 18 de setembro, os dois principais eventos do turismo norte-rio-grandense, que acontecem de forma paralela e presencial: a Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), em sua sétima edição; e o Fórum de Turismo do RN, que se realizará pela décima-segunda vez consecutiva. Femptur e Fórum seguirão rígidos protocolos de biossegurança, como foi o caso no ano passado, quando se realizaram em novembro.

Os dois eventos serão lançados oficialmente para patrocinadores, expositores, parceiros comerciais e imprensa no próximo dia 20 de agosto, às 10h, no Serhs Natal Grand Hotel.

Na semana passada, os organizadores estiveram reunidos com a governadora Fátima Bezerra, que garantiu apoio à realização da Femptur e do Fórum. “Agora, poderemos fazer a feira em outro cenário. Nesse momento estamos posicionando o Rio Grande do Norte na rota do desenvolvimento e o turismo é uma grande mola propulsora. O nosso compromisso será melhorar nossas estradas para fortalecer ainda mais a interiorização do setor”, pontuou a chefe do Executivo estadual.

Estão previstos aproximadamente 65 estandes na 7ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN. Haverá novos destinos expositores de sol e mar, do agreste e das serras. O palco de apresentações culturais, na área gastronômica, receberá shows folclóricos e de artistas potiguares. A edição deste ano planeja também um espaço cultural, além de maior apoio ao artesanato e à agricultura familiar.

“Estamos em um cenário de procura pelo turismo terrestre, pelas viagens de curta distância, a busca pelo turismo de natureza, por atividades recreativas a céu aberto, além do interesse pelo turismo de experiência”, ressalta Gustavo Porpino, diretor da Argus Eventos, organizadora da Femptur.

Entre os temas que serão debatidos no 12º Fórum de Turismo do RN constam, entre outros, “A maior integração dos destinos turísticos do Nordeste no pós-pandemia”, “Os nichos de mercado do turismo de eventos”, “A tendência ascendente para o turismo de natureza”, “Turismo cultural e seus novos atrativos no RN”, e “O turismo de aventura como futuro diferencial do RN”.

“Além de mostrar perspectivas e apontar caminhos, o Fórum agrega a cadeia produtiva do setor, democratiza o debate e reúne as principais lideranças do Turismo do RN. Por outro lado, a Femptur se consolida como a maior vitrine turístico-cultural do RN”, ressalta Antonio Roberto Rocha, um dos organizadores do evento.

Femptur e Fórum têm realização da Argus Eventos e apoio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, Emprotur, Secretaria de Turismo de Natal, Sebrae RN, Fecomércio-RN e Banco do Nordeste, além da Data Show Brasil e Serhs Natal Grand Hotel.