RN vai reverter mais 27 leitos de UTI Covid para atendimento geral, diz SESAP

Leitos começaram a ser revertidos neste mês de julho e objetivo é de que 90, entre clínicos e de UTI. — Foto: Ariel Dantas

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) anunciou nesta sexta-feira (30) que vai reverter mais 27 leitos de UTI Covid para atendimento geral na próxima semana no Rio Grande do Norte.

De acordo com a pasta, os leitos revertidos estão nos municípios de Santo Antônio, Apodi, João Câmara, São Paulo do Potengi e Pau dos Ferros.

Além disso, a pasta informou que, no dia 1° de agosto, vai encerrar o contrato com a Liga Mossoroense para manutenção de leitos exclusivos Covid.

Também em Mossoró, outros 20 leitos de UTI Covid serão desmobilizados no Hospital São Luiz. A SESAP partilhava um contrato com a prefeitura de Mossoró para leitos na unidade particular.

O motivo para a reversão e o fechamento de leitos de UTI é a menor taxa de internação e mortes no estado. Segundo o Regula RN, o estado atualmente tem cerca de 40% de ocupação dos leitos.

“Os indicadores mostram que estamos com cenário que demonstra o sucesso das iniciativas de controle, viabilizadas com a parceria com os municípios, dados que também se expressam na queda da taxa de ocupação, hoje em torno de 40%”, disse o secretário de Saúde Cipriano Maia.

Segundo a secretária adjunta da SESAP, Maura Sobreira, as solicitações de leitos no estado têm diminuído de forma considerável nos últimos três meses.

“Em maio tínhamos uma média de 150 solicitações de leito por dia, passando a 69 em junho e 38 em julho, o que repercute diretamente na taxa de ocupação de leitos, que se mantém em 40%”, ressaltou.

Maura lembra que neste ano o RN chegou a ter 840 leitos Covid e atualmente conta com 706 leitos destinados ao tratamento da doença.

“Isso mostra que a reversão tem sido bem executada, a modo de manter a taxa de ocupação mais baixa”, comentou. Ela pontuou ainda que todas as regiões do estado permanecerão com leitos Covid.