Rio Grande do Norte planeja diminuir intervalo entre doses da vacina Pfizer

Doses de Pfizer: bula indica possibilidade de vacinação com 21 dias de intervalo — Foto: Divulgação/Juliane Araújo

Por G1 RN e Inter TV Cabugi — A Câmara Técnica de Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) sinalizou que pretende diminuir o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer para 21 dias no estado – atualmente ela é aplicada com cerca de 3 meses de diferença.

A redução no tempo segue um novo direcionamento do Ministério da Saúde, que pretende agilizar a imunização para evitar a disseminação da variante Delta.

A mudança no Rio Grande do Norte, no entanto, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Kelly Lima, só será possível caso a pasta nacional envie lotes para essa segunda dose de forma antecipada.

“O intervalo preconizado na bula da Pfizer é de 21 dias até três meses. A gente está utilizando o intervalo mais ampliado pela escassez de doses. O Ministério [da Saúde] sinalizou a diminuição, mas a gente vai aguardar. O Estado tem total interesse em realizar essa diminuição, exatamente por compreender que a população não teria uma proteção eficaz contra as novas variantes só com uma dose”, explicou.

“Assim que o Ministério da Saúde disponibilizar essas doses de forma antecipada, nós iremos antecipar a conclusão do esquema vacinal da Pfizer aqui no estado”.

De acordo com a Sesap, o recebimento antecipado do Ministério da Saúde deve ser atrelado a um quantitativo compatível com esse aumento de pessoas, visto que a diminuição do intervalo resultará no aumento da população para a segunda dose.

Em nota, a pasta potiguar reforçou que a redução no intervalo das vacinas “depende do cronograma de envio de doses do Ministério da Saúde, a partir das próximas remessas”.

A remessa com 69 mil doses da Pfizer que chegou ao RN nesta quarta-feira (28) não está contemplada com o novo critério.