Média móvel de solicitações de leitos Covid chega ao menor patamar desde janeiro no RN

Estado registrou média de 47 solicitações para leitos críticos contra Covid, menor número desde 31 de janeiro. — Foto: Ariel Dantas

A média móvel de solicitações de leitos para tratamento de Covid-19 chegou ao menor patamar desde janeiro, no Rio Grande do Norte. Neste domingo (11), o estado chegou a uma média de 47 solicitações por leitos.

A média móvel é calculada somando-se o número de casos de cada um dos sete dias anteriores e dividindo esse resultado por 7. O cálculo é usado pelos especialistas para ter uma dimensão mais precisa sobre o andamento da pandemia.

No dia, 6 de julho, por exemplo, o estado registrou o menor número de solicitações de leito de UTI desde janeiro: foram 40 – um número menor que o registrado neste domingo (11), quando foram computadas 41 solicitações, no sistema.

Porém, em 6 de julho, considerando-se a semana como um todo, a média móvel era de 51 solicitações por dia. Agora, são 47.

O maior patamar alcançado no estado foi em 29 de maio, quando o estado registrou uma média móvel de 129 solicitações.

Os dados são do sistema Regula RN, usado pelo governo do estado na administração dos leitos críticos e clínicos voltados ao tratamento contra o coronavírus.

A redução de solicitações no sistema contribui para a diminuição da ocupação dos leitos, que estava em 56,7% na manhã desta segunda-feira (12). O estado registrava, ainda, 164 leitos disponíveis.

As autoridades estatuais atribuem a situação à vacinação da população. De acordo com o Governo do Estado, mais de 18% da população está totalmente imunizada com as duas doses das vacinas contra Covid-19 ou com a dose única da Janssen – único imunizante aplicado no país com dose única.