Polícia Federal investiga fraudes no Auxílio Emergencial e cumpre mandados no RN

Policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em Mossoró, Tibau e Grossos, no Oeste potiguar, dentro da Operação Espúrio. — Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra um suposto grupo criminoso que teria fraudado o Auxílio Emergencial e recebido quase R$ 15 mil indevidamente no Rio Grande do Norte.

Cerca de 20 policiais federais cumpriram 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Mossoró, Tibau e Grossos, na Região Oeste Potiguar, nesta quinta-feira (8), dentro da Operação Espúrio.

Segundo a corporação, as investigações começaram em fevereiro, a partir da análise de notícias de fraudes ao Auxílio Emergencial na Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial, que centraliza as contestações de beneficiários à Caixa Econômica Federal.

Segundo os investigadores, o grupo realizava o cadastro de terceiros para receber o benefício emergencial por meio do aplicativo Caixa Tem e, após a concessão do auxílio, os valores eram movimentados para contas controladas pelos integrantes da quadrilha por meio de transferências eletrônicas ou de pagamentos de boletos.

Polícia Federal cumpriu mandados em Mossoró, Tibau e Grossos nesta quinta-feira (8) — Foto: PF/Divulgação

De acordo com a PF, até agora, foram identificadas 28 parcelas indevidas do Auxílio Emergencial, totalizando prejuízo de mais de R$ 15 mil aos cofres públicos.

“Os envolvidos responderão pelos crimes de furto qualificado e estelionato qualificado, cujas penas, somadas, podem alcançar 14 anos e 8 meses de reclusão”, informou a PF.