Presidente assina ordem de serviço para construção do Ramal do Apodi no RN

Obra beneficiará 750 mil pessoas no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Ceará. — Foto: © Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinaram nesta quinta-feira (24) a Ordem de Serviço para início da construção do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte. A cerimônia ocorreu em Pau dos Ferros (RN).

O Ramal do Apodi vai levar as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios nos estados do Rio Grande do Norte (32), Paraíba (13) e Ceará (9), beneficiando 750 mil pessoas. O investimento federal no empreendimento é de R$ 938,5 milhões.

“Sou de uma região onde não falta água, mas consigo entender o quanto é valoroso esse bem para vocês aqui da região”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro.

A destinação de água do Projeto São Francisco à Bacia do Apodi está prevista desde o ano de 2004, quando foi elaborado o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento. Mas apenas neste ano o projeto saiu do papel.

“O presidente está realizando um sonho, está abraçando de verdade o Nordeste brasileiro. Esse é o maior investimento já feito no Rio Grande do Norte em toda a sua história”, ressaltou o ministro Rogério Marinho. “Essa obra vai beneficiar especialmente a região oeste do estado e quem mora aqui sabe a dificuldade que é viver sem água. A água é vida. E, por ser vida, o presidente abraça o Nordeste e nos emancipa e nos liberta, nos dando de verdade um futuro”, completou o ministro.

Sobre o Ramal
As águas do São Francisco serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte. A vazão será de 40 m³ por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará as águas para o estado do Ceará em intervenção futura.

Após essa derivação, a vazão será de 20 m³ por segundo. Toda a infraestrutura contará ainda com três áreas de controle, 23 trechos de canais, com extensão de 96,7 quilômetros, sete aquedutos, oito rápidos e um túnel.

O Rio Grande do Norte será o estado com a maior quantidade de municípios beneficiados pelas águas do Rio São Francisco transportadas pelo Ramal do Apodi: são 32 cidades, com população estimada em 478 mil pessoas. A porta de entrada será Major Sales, de onde segue para o Rio Apodi, que banha Mossoró, segundo maior município do estado e importante polo regional do Nordeste.

Barragem Poço de Varas
Também nesta quinta-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) assinou a Ordem de Serviço para a revisão do Projeto Executivo da Barragem Poço de Varas (Rio Encanto), localizada no município de Coronel João Pessoa, também no Rio Grande do Norte.

O projeto original foi elaborado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em 2011 e precisa passar por atualização do levantamento cadastral e estudos ambientais. O investimento federal nesta primeira etapa será de R$ 1,07 milhão.

A barragem vai beneficiar 42,4 mil pessoas com abastecimento de água, além de contribuir com pequena irrigação, piscicultura e lazer. Os municípios atendidos pelo empreendimento serão Venha Ver, São Miguel, Encanto, Doutor Severiano e Coronel João Pessoa. O barramento terá capacidade de acumular 25,8 milhões de m³ de água.

Confira os municípios beneficiados pelo Ramal do Apodi

Rio Grande do Norte – 32 municípios
Água Nova
Alexandria
Antônio Martins
Apodi
Felipe Guerra
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Itaú
João Dias
José da Penha
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Mossoró
Olho-d’Água do Borges
Paraná
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Francisco do Oeste
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Umarizal
Viçosa

Paraíba – 13 municípios
Bernardino Batista
Bom Jesus
Cachoeira dos Índios
Joca Claudino (Santarém)
Lastro
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Santa Cruz
Santa Helena
São Francisco
São João do Rio do Peixe
Triunfo
Uiraúna

Ceará – 9 municípios
Aurora
Baixio
Cedro
Farias Brito
Granjeiro
Ipaumirim
Lavras da Mangabeira
Umari
Várzea Alegre