Conexão Felipe Camarão presente em dois grandes eventos virtuais

A primeira apresentação será neste sábado, dia 26 de junho, a partir das 8h da manhã. — Foto: Ramón Marinho F. V. de Medeiros

Alunos do projeto Conexão Felipe Camarão, que funciona desde 2012 na Zona Oeste de Natal, estarão participando de dois grandes eventos, que envolvem música e educação. Tudo contando com a apresentação do Orquestrim Conexão, grupo musical do projeto, no Foro Latino Americano de Educação Musical – FLADEM e na Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal – JENAT 2021.

A primeira apresentação será neste sábado, dia 26 de junho, a partir das 8h da manhã, na abertura do Foro Latino Americano de Educação Musical – FLADEM, com transmissão pelo canal do YouTube do evento. A segunda será na Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal – JENAT 2021, que começa dia 2 de julho, com transmissão no canal Get Edu (Google), com mais de 54 mil inscritos.

O Orquestrim Conexão é resultado de uma ação educativa, que se fundamenta na pesquisa sobre a cultura musical brasileira e valoriza a música de tradição oral do bairro de Felipe Camarão, tendo como referência o Mestre Cícero da Rabeca e o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro. Composto por rabequeiros, percussionistas e flautistas. Nas duas ocasiões, o Orquestrim Conexão apresentará um mosaico musical, com as seguintes canções: “Boi de Reis”, composta pelos alunos Vinicius Brito e Guilherme Soares, “A Chegada do Cavalo Marinho”, composta pelo aluno Ozawa Galdêncio e a música “Índios do Brasil”, de Mirelle Silva.

Para a Associação Companhia Terramar, gestora do projeto Conexão Felipe Camarão, será um momento muito importante e de destaque para os alunos e professores do Orquestrim Conexão. O Conexão Felipe Camarão também estará presente no FLADEM através da participação da sua coordenadora geral, Vera Santana, na Roda de Conversa “Entre tambores, rodas, movimento e telas: a música com direito humano”.

O projeto é patrocinado, através Lei Estadual Câmara Cascudo, pelo Instituto Neoenergia/COSERN. Entre as metas do Conexão está a priorização dos saberes da tradição oral, orientando-se por uma metodologia que dialoga passado, presente e futuro. Nessa direção, portanto, tem promovido a formação musical, cultural e cidadã de crianças e jovens que anualmente integram as ações sócio-culturais e educativas, baseadas na organização de conteúdos voltados para a história da formação do povo brasileiro e no conhecimento de suas matrizes étnico-culturais indígenas, européias e africanas, bem como as relações que se estabeleceram historicamente entre elas como meio de compreensão da realidade atual.