Deputados falam sobre festejos juninos, setor de eventos do RN e hospital em Mossoró

Sessão ordinária desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. — Foto: Eduardo Maia

No horário destinado aos pronunciamentos dos deputados, na sessão ordinária desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pronunciaram-se os deputados estaduais Vivaldo Costa (PSD), Souza (PSB) e Coronel Azevedo (PSC). Entre os assuntos, foram destacadas as festividades juninas de 2021, informações sobre o segmento de eventos no Estado e a realização de audiência pública em Mossoró, marcada para dia 05 de agosto, para tratar do Hospital da Mulher da região.

O deputado estadual Vivaldo Costa comentou sobre os festejos juninos que desde o ano passado não são a mesma coisa, mas que, segundo ele, continuarão acendendo o espírito junino do povo nordestino e potiguar. Ele aproveitou para alertar para que as comemorações sejam feitas em isolamento social.

“Infelizmente por conta da pandemia de Covid-19 não haverá festa, aglomeração, mas o espírito junino do povo do Nordeste, do Rio Grande do Norte, certamente acenderá na nossa memória. Hoje é noite de lembrar as nossas tradições. O Brasil passa por um momento atípico, de muito sofrimento, mas isso vai passar. Agora é hora de pensar na vacina, vacinar mais de 70% da população, para que a população possa retornar a vida”, falou.

Já o deputado estadual Souza usou o horário para mencionar a intenção de realizar uma audiência pública em Mossoró, programada para o dia 05 de agosto, para discutir o avanço das obras do Hospital da Mulher. “É uma das obras que, uma vez concluída, será de importância fundamental para toda a região”, justificou.

De acordo com ele, há uma necessidade de discutir sobre o modelo de gestão a ser implementado neste futuro hospital. “A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) já começou a discutir sobre o assunto e ela será fundamental na nossa discussão. O nosso grande sonho é termos, no futuro próximo, na cidade de Mossoró, um Hospital Universitário e a gente quer dar esse primeiro passo”, disse.

Por fim, o deputado estadual Coronel Azevedo trouxe uma informação para o setor de eventos, que, de acordo com ele, foi tão impactado no Brasil e no RN por causa da pandemia. Segundo ele, a Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, criou uma linha de crédito, junto ao BNDES, para investir R$ 408 milhões no mercado para socorrer o segmento de eventos no segundo semestre de 2021.

“Aqui no RN há uma lentidão em reconhecer a importância do segmento de eventos. O último Decreto publicado pelo Governo do Estado trouxe uma reabertura inicial do segmento, graças a luta de muitos representantes da área. Por isso, parabenizo a todos os representantes que lutaram para que essa reabertura se iniciasse”, destacou.

O parlamentar também anunciou a retomada dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Arena das Dunas. “Consultei os membros que integram a CPI da Arena das Dunas e ficou decidido que as reuniões serão nas terças-feiras, por volta das 15h30. Elegeremos um novo relator e elaboraremos um novo cronograma”, informou.