O objetivo é avançar no caminho do desenvolvimento sustentável. — Foto: Reprodução/Governo Federal

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) promoveu uma oficina On-Line para esclarecer como a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) pode contribuir para o progresso dos municípios.

Em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a WRI Brasil, o Governo Federal irá promover oficinas regionais para receber contribuições na formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS), que irão sustentar a PNDU.

A Região Sul será a primeira a debater o tema, em oficina marcada para os dias 16 e 17 de junho – as inscrições estão encerradas. Na sequência, a agenda será com a região Nordeste. Interessados no evento on-line podem se inscrever neste link.

A coordenadora de apoio à Gestão Regional e Urbana do MDR, Fernanda Capdeville, ressaltou a necessidade de envolver pessoas de todas as regiões do Brasil na construção da PNDU.

“Como a Política é nacional, a ideia é que a gente tenha a visão de cidades que considerem a diversidade territorial. Por isso é muito importante a participação dos agentes locais na construção desta agenda para o Desenvolvimento Sustentável, pela qual essa Política Nacional vai desenvolver instrumentos e programas para que a gente alcance os resultados”, defendeu.

O objetivo de ampliar cada vez mais a participação dos mais variados segmentos da sociedade civil é avançar no caminho do desenvolvimento sustentável e, desta forma, contribuir para a redução das desigualdades sociais nas cidades e nas regiões em que estão localizadas.

Temas como segurança, mobilidade urbana, infraestrutura, desigualdade, clima e transformações digitais, entre outros, são alguns pontos a serem abordados na construção dos ODUS.

Etapas

Esta será a segunda fase de oficinas. Nos dias 25 e 26 de maio, o MDR promoveu a Oficina Nacional, que reuniu representantes de instâncias federais, como Ministério da Justiça e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de outras instituições, como a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil,

Além da oficina nacional e das regionais, o MDR também irá promover conferências livres, visando escutar diferentes segmentos da sociedade civil organizada.

Confira o calendário com as próximas atividades:

Oficina Regional – Sul: 16 e 17 de junho de 2021
Oficina Regional – Nordeste: 30 de junho e 01 de julho de 2021
Oficina Regional – Sudeste: 14 e 15 de julho de 2021
Oficina Regional – Norte: 04 e 05 de agosto de 2021
Oficina Regional – Centro-Oeste: 26 e 27 de agosto de 2021