Secretaria de Saúde do RN diz que municípios devem devolver doses de Coronavac em caso de ‘sobras’

Imunizantes deverão ser redistribuídos para cidades que ainda não tenham concluído a aplicação de segunda dose — Foto: Reprodução/RBS TV

Por Igor Jácome, G1 RN — A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte orientou que os municípios potiguares que registrarem sobra de vacina CoronaVac devem devolver o imunizante aos estoques estaduais.

De acordo com nota técnica publicada nesta quinta-feira (27), a orientação se aplica ao município que já aplicou a D2 em todas as pessoas que tomaram a D1 de CoronaVac e ainda tem doses do imunizante.

Essas doses que “sobraram”, segundo a nota técnica devem ser devolvidas para que sejam redistribuídas às cidades que ainda não conseguiram concluir a aplicação de segunda dose com as vacinas já enviadas.

O documento ainda informou que “sob hipótese alguma” as doses que estiverem com os municípios devem ser usadas como primeira dose.

Somente nesta quinta-feira (27), a pasta distribuiu mais de 3 mil doses de CoronaVac a 39 municípios que relataram que não conseguiram aplicar a segunda dose em todas as pessoas que já tinham tomado a primeira. (Confira a lista de municípios que receberam Coronavac nesta quinta (27) no final desta matéria).

“Os municípios que finalizaram todas as D2 da vacina CoronaVac e continuam com algum estoque de vacinas recebidas para D2 na rede de frio municipal, deverão devolver à Rede de Frio Regional ou Central, para serem redistribuídas para outros municípios que ainda não completaram seus esquemas”, diz a nota técnica.

O documento ainda aponta que a administração da segunda dose deve ser priorizada de acordo com o maior tempo de atraso para completar o esquema e os municípios devem alimentar o sistema em até três dias úteis a partir da vacinação e atualizar todos os registros atrasados “para um adequado planejamento das ações de vacinação”.

Confira a lista de municípios que receberam Coronavac nesta quinta (27):

Serrinha 20
Açu 530
Alto do Rodrigues 40
Angicos 300
Felipe Guerra 160
Pendências 50
Bento Fernandes 10
Caiçara do Rio do Vento 20
Ceará-Mirim 310
Lajes 30
Macau 20
Pedra Preta 20
Pedro Avelino 70
Pureza 3
Acari 30
Bodó 1
Carnaúba dos Dantas 40
Cerro Corá 70
Florânia 3
Jardim de Piranhas 240
Lagoa Nova 260
Santana do Matos 110
São João do Sabugi 90
São José do Seridó 2
São Vicente 40
Tenente Laurentino Cruz 100
Sítio Novo 70
Almino Afonso 10
Itaú 8
Lucrécia 7
Paraná 62
Rafael Fernandes 10
Severiano Melo 10
Taboleiro Grande 10
Tenente Ananias 30
Umarizal 30
Venha-Ver 10
Extremoz 100
São Gonçalo do Amarante 500