Hospitais particulares de Natal estão com cerca de 80% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados

Para adultos, há 19 leitos críticos disponíveis na capital potiguar e os leitos clínicos também passam por pressão — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Por G1 RN — Os hospitais privados de Natal fecharam a noite de segunda-feira (24) com cerca de 80% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados.

Esses dados seguem o crescimento na ocupação dos leitos públicos em todo o Rio Grande do Norte, que atingiu 98%, de acordo com o Regula RN, plataforma que monitora a Covid-19 no estado, nesta terça (25). Na Grande Natal, esse número é de 97,6%.

Ao todo, são 144 leitos críticos (de UTI e semi-intensivo) nos hospitais particulares da capital potiguar. Desses, 114 estão ocupados. Entre os vagos, estão 8 UTIs pediátricas (exclusivas para crianças) e 3 UTIs Neonatal (para prematuros e bebês).

Dessa forma, os dados apontam que, para adultos, há apenas 19 leitos de críticos disponíveis, sendo 16 de UTI e 3 de semi-intensivo. Foram considerados nesse levantamento os hospitais São Lucas, do Coração, Hapvida, Dr. Luiz Antônio, Memorial São Francisco, Rio Grande, da Unimed, Policlínica e Promater.

Em relação aos leitos clínicos dos hospitais privados, também já há pressão. O levantamento aponta 129 leitos clínicos, mas desses, apenas 33 estão disponíveis atualmente – os demais 96 estão ocupados com pacientes.

Nos leitos públicos, de acordo com o Regula RN, atualmente há, em todo o estado, 414 leitos críticos para a Covid-19, com 389 ocupados, seis disponíveis e 22 bloqueados (por falta de insumos ou profissionais).

Além disso, a fila para um leito de UTI voltou a crescer. Atualmente, 90 pessoas aguardam por um leito crítico no estado, com apenas esses seis disponíveis. Desse total, 47 estão na Região Metropolitana.